Quatro novas turmas iniciam no programa JovemCoop em Santa Catarina «Voltar

O mês de março marcou a entrada de quatro novas turmas no programa JovemCoop em Santa Catarina. Para acolher os mais de 140 jovens e levá-los à compreensão dos objetivos do programa, o Serviço Nacional do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC) promoveu eventos de sensibilização nas cooperativas Sicoob Creditapiranga, Auriverde, Cooper A1 e Cooperitaipu. Já o mês de abril marcará o início do programa para o Sicoob Videira e Coopervil, que juntos, formarão mais uma turma.

O instrutor Eliseu Felipe Hoffman ministrou esta primeira etapa, que acontece sempre antes do início dos nove módulos do JovemCoop, com 150 horas. De acordo com ele, a intenção da sensibilização é abordar, principalmente, os princípios do cooperativismo e promover integração. “A juventude tem um importante papel para o fortalecimento do cooperativismo. A sensibilização também os ajuda a entender a participação deles nas cooperativas e, dessa forma, eles começam a assumir responsabilidade e abrem a mente para o empreendedorismo”, destaca.

Neste ano, o programa em Santa Catarina conta, pela primeira vez, com a participação de cooperativas do ramo crédito, o Sicoob Creditapiranga e Sicoob Videira. As outras três cooperativas já participaram e formaram comissões no ano passado. “Essa participação abre portas para que outras cooperativas de outros ramos participem do JovemCoop”, opina Hoffman.

De acordo com o presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, a cooperativa participa do Programa Cooperjovem há quatro anos e percebeu a necessidade de fazer um trabalho voltado para os jovens. “Temos em nosso quadro social significativa associação de jovens. Quanto mais preparado o jovem for, melhores resultados para a cooperativa, no presente e no futuro. Normalmente, temos uma ideia de que o jovem não participa. Na verdade, ele participa sim. Cabe a nós criarmos espaços para que o jovem exerça seu papel. Precisamos também entender quais as reais necessidades deste público para compreender de que forma podemos trabalhar, possibilitando maior envolvimento da juventude. Ela tem muito a contribuir na cooperativa”, complementa.

A expectativa do Sicoob Creditapiranga, segundo ele, é que os jovens possam cada vez mais exercer seu papel de liderança dentro da cooperativa, mas também na sociedade. “Nossa percepção é de que, durante e após o termino do JovemCoop, este grupo de jovens terá plenas condições de ser um braço da cooperativa, um elo de ligação, sugerindo, participando e exercendo o que se espera de qualquer associado, a participação”, finaliza Michels.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Ocesc - Sescoop/SC