Brasil realizará Expo Milão 2015 «Voltar
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), com apoio do Sistema OCB, realizará uma série de ações comemorativas no Dia Internacional do Café, celebrado oficialmente pela primeira vez pela Organização Internacional do Café, em 1º de outubro, no Pavilhão do Brasil da Expo Milão 2015, na Itália. 

O evento também conta com o apoio da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), da Cooperativa de Cafeicultores e Pecuaristas (Cocapec), à Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul) e da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig).

Durante a exposição será realizada a degustação de cafés filtrados “third wave”, que destaca a origem do produto, os detalhes do beneficiamento e as características que diferenciam um café brasileiro do grão de outras origens  no Centro de Mídia da Expo Milão,  e um workshop de demonstração de preparos de café no auditório, que será conduzido pelo barista brasileiro Eduardo Scorsin, 4º colocado no Campeonato Mundial de Coffee in Good Spirits 2015, e por dois baristas da Escola de Barismo 9Bar de Milão.

O local foi escolhido para a ação promocional brasileira porque a Organização Internacional do Café (OIC) também realiza a 115ª Sessão de seu Conselho e o Fórum Global do Café na Expo Milão 2015. Principal instituição mundial do setor, a OIC uniu esforços junto a seus 74 Países Membros e a 26 associações do setor cafeeiro global para estipularem 1º de outubro como o primeiro Dia Internacional do Café oficial.

Dia internacional
No mundo todo, em várias datas ao longo do ano, muitos países celebram seus próprios dias nacionais. Porém, em março de 2014, os Estados Membros da OIC decidiram organizar o primeiro Dia Internacional do Café, estipulado em 1º de outubro de 2015, com o intuito de criar uma única data para que amantes da bebida possam celebrar em todo o planeta.

Segundo a OIC, as associações do setor cafeeiro, tanto dos países produtores, quanto dos consumidores, uniram-se à entidade para comemorar o Dia Internacional do Café e, para promover a ação, criaram o site http://internationalcoffeeday.org e a hashtag &InternationalCoffeeDay.