Lideranças do cooperativismo paranaense participam de missão no Leste Europeu «Voltar

Um grupo de 13 presidentes de cooperativas do Paraná embarcaram nesta sexta-feira (02/10) para o Leste Europeu, com o propósito de participar da etapa internacional da Missão Prospectiva de Boas Práticas e Oportunidades Comerciais em diferentes países da região. Eles estarão acompanhados dos assessores Gilson Martins, da Ocepar, e João Marcos Silva Martins, da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), e vão ficar lá até o dia 15 de outubro. No roteiro, estão países onde o cooperativismo tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento agrícola, incluindo a Polônia, Hungria, Eslovênia, Croácia e Rússia. 

O objetivo é fazer um intercâmbio de experiências para identificar e replicar as ações bem sucedidas existentes no Leste Europeu, além de buscar oportunidades comerciais. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Presidentes, criado pelo Sistema Ocepar em atendimento a uma demanda apresentada pelas lideranças do cooperativismo paranaense.

 “Os novos tempos trazem muitos desafios e a necessidade constante de aprimorar conhecimentos técnicos que possam, ao lado da experiência, trazer maior assertividade aos líderes cooperativistas. Assim, nós elaboramos uma programação técnica qualificada em ferramentas de gestão, para contribuir com os líderes na difusão dos mais avançados conhecimentos de administração e economia. Além de cursos em parceria com instituições internacionais de ensino, como o realizado recentemente com a Babson, dos Estados Unidos, e a participação em eventos importantes, como o HSM Expomanagement, que acontece em novembro, em São Paulo, o programa contempla viagens de imersão a outros países para que nossos líderes possam conhecer outros modelos de cooperativismo em diversas partes do mundo e, ainda, prospectar novos negócios”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

 Enquanto estiverem no Leste Europeu, os presidentes das cooperativas do Paraná vão conhecer entidades de representação do cooperativismo nos países visitados, como o Conselho Nacional de Cooperativas da Polônia, a Federação de Cooperativas Agrícolas da Hungria, a Associação de Cooperativas da Croácia, propriedades rurais, cooperativas, a Câmara de Agricultura da Eslovênia, entre outras.