Goiânia recebe maior seminário nacional sobre bambu «Voltar

Debates reunirão pesquisadores, técnicos, estudantes, lideranças políticas, administrativas e empresariais, e profissionais da cadeia produtiva da planta, além de personalidades internacionais

A Rede Brasileira do Bambu (RBB) realiza nos dias 27 a 30 de outubro, em Goiânia (GO), a terceira edição do Seminário Nacional do Bambu (III SNB), evento pioneiro que é referência nacional na difusão do conhecimento técnico-científico e de práticas inovadoras na aplicação do bambu. O III SNB reunirá pesquisadores, técnicos, estudantes, lideranças políticas, administrativas e empresariais, e profissionais da cadeia produtiva da planta em torno do tema “Bambu, Meio Ambiente e Tecnologia: Desafios e Perspectivas”. Contará também com a presença de personalidades internacionais.

A abertura do seminário ocorrerá no dia 28, às 8h30, com palestra magna do arquiteto colombiano Simon Vélez, personalidade de renome internacional pelas edificações com bambu. Vélez assina obras arquitetônicas com bambu nos cinco continentes, sendo também autor de livros traduzidos para diversos idiomas. Outro destaque será a homenagem ao engenheiro e pesquisador brasileiro Antônio Salgado, um dos pioneiros da pesquisa com bambu no País e autor do livro “Bambu com Sal: Aqui e Agora, Lá e Então”.

A palestra de encerramento ficará por conta do arquiteto estadunidense David Sands, integrante do projeto Bamboo Living. Conhecido como arquiteto da sustentabilidade, tem obras em várias partes da Ásia e do Havaí.

Na programação estão previstas a divulgação de pesquisas científicas realizadas nos últimos cinco anos pelos pesquisadores nacionais; a aprovação do regulamento e a eleição da Diretoria efetiva da Rede Brasileira do Bambu; a discussão da Lei 12.484/2011 – Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu (PNMCB), em face do Código Florestal Brasileiro; e a discussão do Memorando de Entendimento Brasil e China (MCTI - MOST) em Ciência, Tecnologia e Inovação na área de desenvolvimento em bambu.

Os participantes também debaterão o projeto de normas técnicas para o emprego do bambu na construção civil no Brasil e haverá a apresentação de trabalhos técnicos e científicos nas diversas áreas de estudo e aplicação da planta, especialmente sobre propagação, plantio e manejo. 

No último dia do evento (sexta-feira, 30), serão realizadas visitas técnicas a plantações de bambu de espécies nativas e plantadas, nos municípios goianos de Araçu e Taquaral de Goiás, a cerca de uma hora de Goiânia.

Promoção

A promoção do seminário é do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Acre); da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), ligada à Universidade Estadual de Goiás (UEG); e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

A execução é da UEG, por meio do Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis e Fibras Naturais (Vittata Bambu/UEG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais (CPAB/UnB).

Conta com apoio das empresas Autotrac/DF e Embambu/GO, do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (LPF-SFB/MMA), da Embrapa/Acre, do Banco Florestal do Estado de Goiás e da Rede Bambu Goiás, e parceria da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e da Tectônica, empresa júnior da UEG.