Sistema OCB prepara Encontro dos Ramos Educacional e Trabalho «Voltar

Apresentar as peculiaridades do cooperativismo e debater o potencial contributivo dos ramos Educacional e Trabalho para o enfrentamento da crise econômica vivenciada pelos brasileiros. Este é o objetivo do Encontro dos Ramos, organizado pelo Sistema OCB, com o tema Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do País. O evento será realizado no dia 29 deste mês, na Casa do Cooperativismo, em Brasília, e é voltado à cooperativas, governo e entidades parceiras.

“Nossa intenção é sensibilizar os públicos interno e externo com relação ao potencial das cooperativas educacionais e de trabalho. Iremos apresentar as peculiaridades do cooperativismo, em especial destes dois ramos, propondo que sejam alternativas ao desenvolvimento do país”, explica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

PROGRAMAÇÃO – A abertura do evento está marcada para as 9h e contará com a participação do presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, diretor da OCB; e dos coordenadores dos conselhos consultivos dos ramos Geraldo Magela da Silva (Trabalho) e Ricardo Lermen (Educacional).

O Encontro dos Ramos contará com os seguintes painéis:

1 - Cooperativismo, Crise e Oportunidade: Uma visão Contemporânea do Papel das Cooperativas;
2 - Cooperativismo e Direito ao Trabalho: Desafio Cotidiano na Esfera Judiciária;
3 - Oportunidades e Desafios do Cooperativismo no Sistema Educacional Brasileiro;
4 - Criatividade no DNA: Gestão, Inovação e Organização Formando a Identidade Cooperativista;

DEBATEDORES – Dentre os palestrantes já confirmados estão: Bruno Roelands, secretário geral do Cicoopa; Jeibson dos Santos Justiniano, procurador do MPT da 11ª Região e José Eduardo Gibello Pastore, advogado especialista em relações do trabalho. 

CASOS DE SUCESSO – Na parte da tarde, os participantes do Encontro dos Ramos Educacional e Trabalho assistirão às apresentações do painel Cooperativismo na Prática: Conhecimento Gerado no Exercício da Cooperação. Quatro casos de sucesso de cada um dos ramos foram selecionados. Assim, a plenária poderá perceber como o cooperativismo está mudando a realidade de localidades do Piauí, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Amazonas.