Cooperação se aprende na escola «Voltar
Durante os dias 29 e 30 de outubro, Curitiba (PR) será palco do Encontro Interestadual dos programas A União Faz a Vida e Cooperjovem. Os dois programas disseminam a prática da cooperação e os valores cooperativistas por meio de diferentes atividades educativas nas escolas participantes. 

Ao todo, no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, são 74 mil crianças envolvidas em 725 escolas. Os resultados dessas ações serão apresentados durante o evento, que tem como tema: "O Professor tem a chave para o conhecimento". O evento é realizado todos os anos para valorizar e integrar os educadores que trabalham com os programas em seus municípios e para fortalecer a parceria entre ambos. Este ano o encontro acontece no Cietep, em Curitiba e contará com a participação de cerca de 700 educadores.
 
Na programação estão palestras, talk shows, apresentações culturais e também o lançamento da sexta edição da revista Vida Cooperativa. A publicação traz, neste ano, informações sobre 1000 projetos que ajudaram a levar educação e a cultura da cooperação a crianças dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de um panorama sobre os programas e o engajamento das instituições em utilizar a educação como agente de transformação da sociedade. 
 
Em 2015 o programa celebra duas décadas de existência do Programa A União Faz a Vida. Criado pelo Sicredi em 1995 para expandir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas, a ação já atingiu cerca de 200 mil crianças em diversos estados brasileiros. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisino São Leopoldo/RS). 
 
O objetivo do programa é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Com uma metodologia de projetos própria e através de uma Rede de Compromisso, entidades que fazem parte do Sicredi investem na futura geração; secretarias e instituições implantam as práticas educativas; cooperativas, empresas, pais e familiares apoiam o objetivo e princípios do programa; e uma assessoria pedagógica forma educadores e uma comunidade de aprendizagem fazendo com que crianças, adolescentes e educadores percebam o mundo de outra maneira.
 
 Pensando em despertar nos educadores e educandos uma consciência sobre cooperação, auxiliando na organização e desenvolvimento de projetos nas escolas, através do desenvolvimento de uma metodologia educacional cooperativa e da compreensão do cooperativismo como forma de organização socioeconômica foi criado o Cooperjovem. Um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido em âmbito nacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2000.
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.360 pontos de atendimento, em 11 estados do país. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 96 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais acionistas da Sicredi Participações S.A. uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.      Fonte: Assimp da cooperativa