FÓRUM DOS PRESIDENTES: Cooperativismo será tema de painel em evento internacional «Voltar

“Cooperativas, uma plataforma para o Brasil” é tema do painel que ocorrerá, no dia 25 de agosto, durante o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, promovido pelo jornal Gazeta do Povo com apoio do Sistema Ocepar. Vão participar como debatedores o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, e o vice-presidente do Instituto Nacional de Cooperativismo do Uruguai (Inacoop), Carlos Reyes.

Evento internacional - O Fórum de Agricultura será realizado dias 24 e 25 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, com especialistas do Brasil e do exterior ligados ao agronegócio para debater o tema “Sucessão, gestão e tecnologia. É o campo do futuro e em transformação”. As discussões serão acompanhadas pelos participantes do Fórum de Presidentes das Cooperativas Paranaenses do Sistema Ocepar.

Reunião Especializada - Em paralelo ao evento em Curitiba, ocorrerá a Seção Nacional da Reunião Especializada do Mercosul, coordenada pelo Ministério da Agricultura e que contará com a presença de 30 representantes dos países que integram o bloco.

Prêmio Ocepar de Jornalismo – No dia 25, também será realizada a entrega do 12º Prêmio Ocepar de Jornalismo aos vencedores do concurso, a partir das 12h30, no restaurante principal do Museu Oscar Niemeyer.

OCB – Como forma de prestigiar o evento, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) fará a reunião mensal de sua diretoria, no dia que antecede a realização do Fórum de Agricultura, quarta-feira (23/08), na sede da Ocepar, em Curitiba. Paralelamente, a Ocepar também fará a sua reunião de diretoria.

América do Sul - Desde sua primeira edição, em 2013, o Fórum de Agricultura teve como objetivo discutir a participação da América do Sul no cenário global do agronegócio. Com produção e expertise tecnológica e comercial para influenciar oferta e demanda, formação de preços e relações no mercado internacional, os países sul-americanos chamam a responsabilidade para uma discussão moderna e sustentável da atividade. A proposta é fortalecer o posicionamento da região como o grande player do lado da oferta, com potencial e segurança para abastecer a crescente demanda mundial por alimentos e energia.

Última edição - Na última edição, em 2016, o evento trouxe a Curitiba 23 palestrantes distribuídos em 13 painéis de debate. Ao todo, participaram do Fórum 13 nações, entre palestrantes e instituições às quais eles eram vinculados.

Site – Para saber mais sobre o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul acesse: http://agrooutlook.com/

Inscrições – Os cooperativistas interessados em participar do evento devem confirmar a inscrição, informando nome completo, CPF, e-mail e nome da cooperativa para s ecretaria@sistemaocepar.coop.br. Mais informações com Luana da Luz (41 3200-1104) e  Neuza Oliveira (41 3200-1105)

Fonte: Sistema Ocepar