Sescoop-PE e Sebrae planejam parceria «Voltar

Técnicos do Sebrae e do Sescoop reuniram-se no dia 08/08, na sede do Sistema OCB/PE, para discutir detalhes sobre uma parceria na área de educação financeira.  Na oportunidade, o vice-presidente da OCB/PE para o Ramo Crédito, José Admilson Fagundes, apresentou a proposta dos cinco módulos que compõem a formação já oferecida ao público pelo Sescoop, bem como material didático exclusivo, produzido pela entidade com aprovação do Banco Central. A reunião foi acompanhada pela superintendente do Sistema OCB/PE, Cleonice Pedrosa, e pelo conselheiro fiscal do Sescoop/PE, João Albuquerque.

O curso de Educação Financeira possui uma carga horária de 24 horas, sendo quatro horas destinadas ao estudo do Cooperativismo. Atualmente, oferecido a funcionários e associados de cooperativas pernambucanas, a formação tem foco na qualidade de vida proporcionada pelo equilíbrio das finanças. A formação pode ampliar o potencial e público com a parceria junto ao Sebrae. A ideia é levar o conhecimento aos projetos e programas já implementados na área de empreendedorismo e contribuir para que outros públicos possam melhorar sua relação com o dinheiro e organizar o orçamento pessoal e também familiar. 

Para a analista de Educação do Sebrae, Isabel Noblat, a reunião foi produtiva. “Achei ótima. Esse trabalho é muito importante, pois a educação financeira é o coração da empresa”, afirmou. De acordo com a representante, a parceria com o Sescoop poderia ser inserida em dois projetos atualmente desenvolvidos pela instituição: Projeto Educação Empreendedora e Projeto  Formação de Agentes de Educação Financeira para o Pequeno Negócio. O primeiro é voltado a educadores de escolas públicas e privadas; o segundo é destinado a empreendedores de micro, pequenas empresas e outros tipos de pessoa jurídica.  

O projeto de educação financeira deve contar ainda com o apoio de algumas cooperativas de Crédito. As etapas do curso são as seguintes: apresentação, aprovação, planejamento, execução e avaliação de resultados. A formação viabiliza aos participantes uma compreensão de sua situação financeira atual e a pretendida com o uso de questionários a serem preenchidos pelos participantes. Os dados são mantidos em sigilo e contribuem para uma abordagem preventiva e corretiva.  “Não é só gestão de finanças, mas educação financeira, que é libertadora.  O maior retorno que recebemos é ver as pessoas recuperando sua auto-estima e restaurando sua qualidade de vida”, concluiu Admilson Fagundes.