OCESC: 46 anos moldando o sistema cooperativista catarinense «Voltar

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) celebrou seus 46 anos de história, nessa semana, e comemora posição como uma das Unidades Estaduais mais atuantes do país, referência no seu objetivo primordial de representação das cooperativas catarinenses.

“Mais um ano se completa e, em mais um ano, a OCESC só tem motivos para se orgulhar. Diante de um trabalho intenso para garantir os direitos das cooperativas do Estado, os esforços são recompensados com números de crescimento e desenvolvimento do sistema. São 46 anos de avanços significativos para todos os ramos do cooperativismo de Santa Catarina, com o reconhecimento de dirigentes, cooperados, Governo e sociedade em geral”, destaca Luiz Vicente Suzin, presidente da entidade.

Com 265 cooperativas registradas atualmente, a Organização se destaca na defesa política do sistema, articulando e realizando parcerias com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Governo do Estado de Santa Catarina, Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e entidades públicas federais e estaduais. O resultado é visível no desempenho das cooperativas, que, apesar da instabilidade no cenário econômico, cresceram 15% entre 2015 e 2016.

Para Suzin, as receitas de R$ 31,5 bilhões contabilizadas em 2016 e o número de cooperados, que chegou a 2,09 milhões, são indicativos de que a trajetória do sistema cooperativista catarinenses foi traçada com sabedoria desde seu primórdio. “Os Conselhos de Administração e Fiscal que passaram pela OCESC nesses 46 anos, além do corpo técnico altamente qualificado, ajudaram a determinar o presente e farão parte do futuro do nosso cooperativismo, que vê bons caminhos pela frente”, comenta.

Parte das expectativas para o desenvolvimento futuro das cooperativas em Santa Catarina está relacionada à aprovação da Lei nº 16.834/2015, que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, instrumento essencial para fortalecer as cooperativas e ampliar seu protagonismo social e econômico em território barriga-verde. A aprovação aconteceu por intensa articulação da OCESC junto ao Governo do Estado e da Frencoop. Em 2016, foi publicado o Decreto nº 778/2016, que regulamentou a Lei, abrindo espaço para a criação do CECOOP – Conselho Estadual do Cooperativismo.

“A aprovação da lei foi um divisor de águas para o cooperativismo, que se viu finalmente representado legalmente no Estado. Com a criação do CECOOP, as cooperativas terão voz ativa na formulação de propostas e antes da tomada de decisões em pontos que estão diretamente ligados a elas. Essa é uma conquista sem precedentes”, finaliza o presidente.

Fonte: MB Comunicação