XIV Coopsportes reúne quase 400 atletas em BH «Voltar

Um dos eventos mais aguardados do ano, o Esportes Cooperativos de Minas Gerais (Coopsportes) foi realizado nos dias 26 e 27 de agosto, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Em sua 14ª edição, a competição reuniu quase 400 pessoas, entre cooperados e colaboradores de 19 cooperativas do Estado, para um fim de semana de integração e cooperativismo.

O intuito do Coopsportes, promovido pelo Sistema Ocemg, é despertar o interesse pela prática esportiva e fomentar a intercooperação. Durante os dias do torneio, foram disputadas 12 modalidades: futsal, futebol society, peteca, tênis de mesa, vôlei, truco, buraco, sinuca, dama e xadrez.

Para além da diversão, o cotidiano das cooperativas vira tema de conversas durante o evento. "O assunto da vez ou questões a serem resolvidas, por exemplo, no nosso caso do ramo Crédito, são debatidos e as soluções das cooperativas da mesma área são compartilhadas", explica a colaboradora do Sicoob Credicampo, de Entre Rios de Minas, Carla Patrícia Pires de Aguiar, que fez bonito no vôlei e levou medalha de prata junto com sua parceira de time, Mariene Souza.

Autor de 10 gols durante a competição e integrante do time vencedor da categoria futsal, o colaborador José Nilton Cardoso Lopes, da Cooper Cred Pif Paf, de Visconde do Rio Branco, ficou feliz com a estreia nos jogos. "O torneio é bem organizado e fomos tão bem recebidos que já queremos voltar no ano que vem", comemorou. 
O Sicoob AC Credi, de Governador Valadares, levou uma delegação de 45 pessoas, com representantes em todas as modalidades, entre eles a colaboradora Ana Clara de Aguiar, que jogou peteca. "O mais interessante é que equipe e cooperados se aproximam e se divertem muito", ressalta.

Veterano no Coopsportes e com aptidão para vários esportes, o colaborador da Unimed Juiz de Fora, Lucas Damião, está na sua terceira participação e já competiu no futsal, tênis de mesa e, agora, no vôlei.  "Cada ano que passa fica melhor, sempre temos uma surpresa boa", comentou.

"Estou participando pela primeira vez e gostando bastante. Além da diversão e do esporte, o ambiente é propício, inclusive, para geração de negócios entre as cooperativas", ressaltou o cooperado da Coopercasca ? Ligue Taxi, de Belo Horizonte, Adriano Lopes.

A chefe da delegação e cooperada da Felicoop, também da capital mineira, Patrícia Andrade, falou sobre o entrosamento entre a equipe e os momentos de descontração. ?Fazia três anos que não integrávamos o evento e o que nos motivou a voltar é essa integração que ele proporciona, não só entre nós, funcionários, fora do ambiente de trabalho, como junto a outros cooperativistas?, finalizou.

Seletivas regionais

Sempre pautado pelo fomento à interação, ao trabalho em grupo e à disputa saudável entre os participantes, o evento, que já é um sucesso, terá melhorias para as edições futuras. "Durante esses dias, o objetivo principal não foi ganhar, mas interagir. Mesmo sendo um evento consolidado, temos novidades para os próximos anos: devemos fazer seletivas regionais para conseguir trazer mais delegações", adiantou o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti.