INSTITUTO SICOOB: Jovens debatem sustentabilidade no 2º Fórum das Cooperativas Mirins «Voltar

“Juntos somos mais sustentáveis”, este foi o tema proposto pelo Instituto Sicoob para a realização da segunda edição do Fórum das Cooperativas Mirins, que ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto em Campo Mourão (PR). Com a participação de mais de 160 pessoas, entre estudantes e professores, representando as 12 cooperativas mirins em funcionamento coordenadas pela instituição, o evento trouxe para reflexão os três pilares do desenvolvimento sustentável:  social, ambiental e econômico.

Grupos - Dividido em três grupos mistos, crianças e adolescentes trabalharam ações voltadas para a cultura, reciclagem, consumo consciente e cooperação mútua. “Foram dois dias incríveis com apresentações de dança, música e arte onde cada um de nós pode aprender e somar mais uns com os outros. Cooperar é mesmo tudo de bom”, relata a presidente da Cooperativa Mirim Cooemoc, Letícia Ducati.

Canais de comunicação - Com a finalidade de oportunizar canais de comunicação e trocas de experiências entre os participantes do programa, o evento promoveu a intercooperação, um dos princípios do cooperativismo, que auxilia no crescimento das cooperativas mirins.  “Em anos, eu nunca trabalhei com crianças e adolescentes tão focados como estes. Isso é fazer a diferença no mundo”, enfatiza o palestrante e instrutor João Carlos de Oliveira.

Valores e princípios - “Nós acreditamos que é preciso construir uma sociedade que tenha valores e princípios voltados para o viés da sustentabilidade. É de suma importância que esses jovens possam fazer parte desse movimento e passem a contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades”, explica a Gerente do Instituto Sicoob, Emanuelle Moraes.

Fomento - Desenvolvido pelo Instituto Sicoob, o Programa Cooperativa Mirim fomenta a formação de cooperativas nas escolas e instituições que atendam crianças e adolescentes. Essas cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos e tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade, na produção de bens ou prestação de serviços, obtendo, por fim, responsabilidades sociais, morais e econômicas dentro e fora do ambiente escolar, com resultados proporcionais entre os membros participantes.

Artesanato - Nas Cooperativas Mirins, os alunos produzem trabalhos artesanais, como caixas decoradas, pintura em tela, panos de prato pintados à mão, objetos de decoração com recicláveis, e doces como brigadeiros, bolos e biscoitos. O desenvolvimento dos produtos acontece sob a orientação do professor orientador e demais profissionais da escola capacitados pelo Instituto Sicoob.

Fonte: Imprensa Sicoob Unicoob