Ocemg completa 47 anos em defesa do cooperativismo «Voltar

Atento aos interesses do cooperativismo Mineiro, a Ocemg comemora, em setembro, 47 anos de atuação no Estado com números relevantes e investimentos em ações que estimulam o contínuo crescimento das cooperativas mineiras. Hoje, 768 cooperativas são filiadas à organização, com aproximadamente 1,5 milhão de associados e movimentando R$ 43,3 bilhões no ano de 2016. 

Números que refletem o forte investimento do Sistema Ocemg em atividades de defesa, representação e capacitação do segmento em prol de resultados cada vez mais expressivos no que se refere ao negócio cooperativo. Exemplos como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), Programa de Desenvolvimento dos Dirigentes de Cooperativas (Formacoop), Curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred), Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), entre outras ações, vêm qualificando as cooperativas para o mercado competitivo, para que sigam crescendo à despeito da crise. 

"Além do âmbito econômico, seguimos incentivando os cooperativistas mineiros a integrarem em ações de promoção social. Nosso maior sucesso é o Dia de Cooperar, que nasceu no Sistema Ocemg, e foi abraçado pelas cooperativas do Estado e hoje é realizado de norte a sul do país", ressalta o presidente da organização, Ronaldo Scucato. 

História de sucesso

Criada em 1970, como órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo em Minas Gerias, a Ocemg ganhou em Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), que atua na estruturação e disponibilização de atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas mineiras. Juntas, as organizações formam o Sistema Ocemg, que integra também a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Fonte: Sistema Ocemg