OCB/PB celebra 45 anos com lideranças e parceiros do cooperativismo «Voltar

Uma noite de homenagens e celebração para o cooperativismo paraibano. Assim foi a solenidade que comemorou os 45 anos da OCB/PB e abriu o Encontro de Lideranças Cooperativistas da Paraíba. Cerca de 250 pessoas, entre dirigentes cooperativistas de vários estados, secretários de Estado, parlamentares e outras autoridades prestigiaram o evento, realizado no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). 

Em seu discurso, o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, rememorou a história da entidade e falou sobre as mudanças no perfil do cooperativismo paraibano ao longo destes 45 anos e as melhorias na qualificação dos gestores que proporcionaram avanços ao setor nos últimos anos. Ele frisou ainda o importante papel desempenhado pelo cooperativismo no atual cenário de crise econômica e política.

“Estamos enfrentando uma gravíssima crise econômica, mas as cooperativas foram o segmento menos impactado. A recessão e o desemprego atingiram fortemente o setor industrial e de serviços. Mas as cooperativas agropecuárias têm se mantido fortes, continuam exportando seus produtos, trazendo divisas e confirmando sua enorme importância na formação do PIB. Em todos os períodos de crise, desde a revolução industrial, o segmento menos afetado e que deu o start inicial de recuperação foi o das cooperativas”, afirmou.

Legitimidade e confiança no cooperativismo

Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, a comemoração dos 45 anos tem um significado importante para o cooperativismo paraibano. “Uma instituição que não tem legitimidade não dura 45 anos. Os 45 anos que vocês estão comemorando são muito importantes, representam um legítimo esforço da população da Paraíba que acreditou no cooperativismo, com muitos líderes, alguns já se foram, outros ainda estão por aí e ajudaram construir o setor, como Agostinho (dos Santos), meu amigo e tantos outros. Vocês, líderes, e cada um dos que acreditaram neste movimento na Paraíba estão de parabéns” destacou.

O dirigente também fez uma reflexão sobre o atual cenário de transformações, em que a perda de confiança nas instituições, no Estado e na política são uma realidade no Brasil e no mundo. “É importante refletir: qual é a mudança que nós queremos? Eu acho que o cooperativismo é uma das propostas de mudança que a sociedade mais almeja. O cooperativismo cultiva uma economia solidária, um desenvolvimento focado nas pessoas e não nas instituições, um desenvolvimento baseado em gente. É isso que a sociedade quer. Cooperativa é sociedade de gente e só fica de pé porque tem valores, princípios, caráter. Nós cultivamos e armazenamos confiança entre as pessoas”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Rômulo Montenegro, enfatizou a visão estratégica que o Governo do Estado tem do cooperativismo. “O cooperativismo orienta políticas públicas. Esta tem sido a marcha que adotamos nestes sete anos a frente da Secretaria. E temos conseguido importantes êxitos porque unidos nós temos muito mais força. Concebemos que o cooperativismo é a alavanca propulsora para que se tenha eficácia e eficiência nas políticas públicas da agricultura e da pecuária”, frisou.

Outros dirigentes, lideranças cooperativistas e do setor produtivo também falaram aos presentes e foram destacados entre as autoridades presentes como: o presidente do TCE-PB, André Carlo Torres; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faepa), Mário Borba; o vereador Bruno Farias; entre outras autoridades presentes. Também participaram do evento, presidentes e superintendentes das unidades estaduais da OCB de Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco.

Homenagens e emoção

Desde a abertura, com a bela apresentação do Coral Jovem da Unimed João Pessoa, o evento já sugeria uma noite de muitas emoções. A apresentação do documentário institucional, que trouxe depoimentos de pessoas que fizeram e testemunharam a história da OCB/PB, trouxe uma sensação de nostalgia para alguns, curiosidade para outros... Mas o momento de maior emoção da noite foi a entrega do Prêmio Agostinho dos Santos – Amigos do Cooperativismo, aos parceiros, dirigentes e colaboradores do segmento. Saiba mais!

Prêmio Jornalismo Cooperativo

Outro ponto alto da noite foi o lançamento do Prêmio Jornalismo Cooperativo, anunciado pelo superintendente do Sistema OCB/Sescoop-PB, Pedro Albuquerque. "O Jornalismo é Cooperativo quando dá visibilidade aos que de fato contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país. O Prêmio Jornalismo Cooperativo, que hoje anunciamos, tem como objetivo estimular, reconhecer e prestigiar os trabalhos jornalísticos que divulguem os valores, princípios, modelo de negócios e as contribuições socioeconômicas do cooperativismo paraibano", disse o superintendente. Como parte do lançamento do Prêmio, o jornalista Sidney Rezende ministrou a palestra "Brasil: caminhos para sair da crise". Ele abordou, entre outras questões, a relevância do cooperativismo no cenário econômico. O evento foi encerrado com um coquetel para os convidados.

Fonte: Paraiba Cooperativo