UNIMED: Sistema completa 50 anos «Voltar

Composto por 348 cooperativas médicas que prestam assistência para aproximadamente 18 milhões de beneficiários em todo país, o Sistema Unimed é considerada a maior cooperativa de saúde do mundo. Em todo o Brasil, seus clientes contam com 114 mil médicos cooperados, 2.719 hospitais credenciados e 113 hospitais próprios para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e em diagnósticos complementares.

Meio século - Fundada em 1967, com a Unimed Santos, a marca está completando meio século neste ano. E, ao longo deste período, a presença da Unimed nas mais distantes regiões do país contribuiu para promover o acesso à medicina de qualidade, além de estruturar sistemas locais de saúde por meio de operadoras de assistência médica que atuam sob o modelo cooperativista. As cooperativas Unimed são classificadas como Singulares (Unimeds dos municípios), Federações (Unimeds que regulamentam a atuação das Singulares) e Confederação Nacional (Unimed do Brasil). Com o objetivo de oferecer suporte institucional a todas as cooperativas, desde 1975 a Unimed do Brasil contribui na gestão sustentável e competitiva das Unimeds e das instituições que complementam os seus serviços, como a Fundação Unimed, Unimed Participações, Central Nacional Unimed (CNU) e Seguros Unimed.

Desafio - “Com alegria pelo passado, vem o perene desafio de construir melhores caminhos para o futuro. Tenho orgulho de participar desta história e parabenizo a todos que de uma forma ou outra colaboraram para o sucesso da Unimed”, afirma Altair Carlos Pereira, diretor vice-presidente da Federação Unimed Santa Catarina.

Novas perspectivas para cuidar bem - A ampliação do programa de Atenção Integral à Saúde, baseado no conceito médico de atenção primária, é a prioridade da nova gestão. De maneira prática, o programa permite que o paciente receba o acompanhamento de um médico que conhece o seu histórico clínico, gerencia todos os aspectos da sua saúde e que pode ser acionado por celular, quando necessário. Trata-se de um modelo baseado na experiência de países como Inglaterra, Holanda, Espanha e Canadá, nos quais 80% dos problemas de saúde são resolvidos por estes profissionais.

Movimento - Além disso, a iniciativa de criar o movimento “Mude 1 Hábito”, que incentiva as pessoas a transformarem hábitos simples em busca de uma melhor qualidade de vida, está alinhada à estratégia de cuidado integral da Unimed do Brasil. E para estimular as pessoas a aderirem ao movimento, a Unimed criou a plataforma de mesmo nome, que consiste em uma espécie de canal de conteúdo onde as pessoas podem trocar experiências, utilizar ferramentas que vão ajudar nesta mudança e acompanhar sua evolução pessoal.

Virtude - “Sem dúvida, uma das virtudes da Unimed é saber acompanhar as transformações e necessidades no contexto da assistência à saúde, assim como sua capacidade de avançar constantemente no mercado no qual está inserida”, complementa o presidente da Unimed Santa Catarina, Alberto Gugelmin Neto.

Atenção Integral à Saúde - Tendo como prioridade absoluta a gestão da saúde e do bem-estar dos beneficiários através da intensificação da medicina preventiva e da realização de ações integradas, a Unimed aposta na Atenção Integral à Saúde também para desafogar o sistema de saúde. Isso significa ajudar a conscientizar as pessoas a adotar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

Comitê - Para isso, a cooperativa instituiu em 2011 o Comitê de Atenção Integral à Saúde (CAS), que seguem os seguintes fundamentos:

•Primeiro contato: o paciente busca o primeiro atendimento por meio do médico especialista em Atenção Primária. Neste primeiro contato, 80% a 90% dos problemas de saúde podem ser resolvidos sem que seja acionado um especialista.

•Longitudinalidade: o paciente é atendido de maneira contínua durante toda a vida.

•Integralidade: a atenção é realizada na saúde e/ou na doença.

•Coordenação: se o paciente passar para níveis secundários e terciários de atendimento, como uma internação, o médico de Atenção Primária ainda será responsável pela coordenação deste processo junto à equipe médica. Quando o paciente é encaminhado ao especialista, o seu médico pessoal, ou médico de Atenção Primária é quem coordena também o cuidado.

Melhora - Por iniciativas nesse sentido, já foi possível identificar melhora no acompanhamento da rotina de saúde de mais de 200 mil pacientes participantes de programas de Atenção Primária à Saúde, adotados em mais de 45 Unimeds nos últimos anos.

Convenção Nacional Unimed para festejar os 50 anos - Maior encontro do Sistema Unimed, a Convenção Nacional Unimed reúne, anualmente, mais de mil dirigentes de todo o País para uma série de debates com o intuito de aprimorar a gestão, tornar as cooperativas mais sustentáveis e indicar caminhos para a área da saúde e a sociedade.

Tema - Neste ano, o evento, que acontece entre 3 e 6 de outubro em Foz do Iguaçu, vai ressaltar os 50 anos de fundação do Sistema Unimed, um verdadeiro orgulho para todas as cooperativas. O tema da convenção será “Sistema Unimed, 50 anos de desafios: passado, presente, futuro”.

Mais - Para obter mais informações ou se inscrever no evento, acesse www.unimed.coop.br. (Federação Unimed SC / g1.globo.com)

Fonte: Informe Paraná Cooperativo