Cooperativas goianas são convidadas a ser amigas das crianças «Voltar

O Sistema OCB/SESCOOP-GO convida todas as cooperativas goianas a participar da Campanha Cooperativa Amiga da Criança. O projeto tem como objetivo multiplicar e diversificar as ações de voluntariado cooperativista em Goiás, de forma que a cultura da cooperação seja disseminada, impactando as gerações futuras. Nesta quarta edição, a cooperativa pode escolher uma das quatro opções de doação: brinquedos, roupas e calçados, livros e materiais escolares ou kit higiene. A ideia é que elas mobilizem seus cooperados, colaboradores, familiares e toda a comunidade na arrecadação, para formar uma grande corrente do bem. O material deve ser doado a instituições locais, que atendam crianças e adolescentes carentes. 

Como participar

As cooperativas interessadas em participar da campanha Cooperativa Amiga da Criança devem escolher uma das opções de doação e se inscrever no hotsite do projeto: www.goiascooperativo.coop.br/doe. A cooperativa tem total liberdade para elaborar e direcionar a dinâmica do projeto. Isso inclui a organização, mobilização de voluntários, divulgação, arrecadação, possíveis parcerias e distribuição dos materiais, sempre levando em consideração as necessidades de sua cidade e das instituições locais voltadas ao público infantojuvenil. É importante ressaltar que, com exceção do kit higiene, as demais doações podem ser de produtos novos ou usados, desde que estejam em bom estado de conservação (veja quadro de sugestões). Ao final do projeto, a cooperativa deve enviar o resultado da sua campanha ao Sistema OCB/SESCOOP-GO, com as informações básicas (de arrecadação, instituição e público beneficiados, além de fotos). Todas as que se inscreverem e realizarem o projeto receberão certificado de participação na Campanha Cooperativa Amiga da Criança. 

Material

Para que a cooperativa mobilize voluntários na ação, o Sistema OCB/SESCOOP-GO preparou um material de apoio à divulgação da campanha. São modelos de cartazes, banners, adesivos, imagem para postagens em redes sociais e assinatura da campanha, que dão unidade ao projeto. O material está em formato digital e pode ser baixado pelo hotsite da campanha. Nele, há espaço para que a cooperativa insira seu logotipo e personalize a divulgação.

Dia C

Os projetos realizados para a Campanha Cooperativa Amiga da Criança também podem ser inscritos como ações do Dia de Cooperar (Dia C) e vice-versa. O Dia C é o programa de responsabilidade socioambiental do cooperativismo brasileiro, que já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o País. Serve como vitrine para as cooperativas que realizam ações para melhorar a vida das comunidades em que estão inseridas. Serviço

Campanha Cooperativa Amiga da Criança

Quem pode participar: cooperativas goianas registradas na OCB-GO
Inscrições: www.goiascooperativo.coop.br/doe
Informações: (62) 3240-8919 / 8936 / 8936

Opções de arrecadação:

Brinquedos
- Bonecas e bonecos, carrinhos, jogos didáticos, quebra-cabeça, bolas, dentre outros.- Evite brinquedos que simulem armas (como espadas, metralhadoras de água etc). 

Roupas e calçados
- Camisetas, calças, shorts, saias, vestidos, macacões, calcinhas e cuecas (novas).
- As peças podem ser femininas ou masculinas, condizentes com a faixa etária. 

Livros e materiais escolares
- Livros literários e didáticos adequados à faixa etária (infância e adolescência).
- Cadernos, lápis (de escrever e de colorir), canetas, borrachas, apontadores, réguas, estojos, mochilas etc. 

Kit higiene
- Itens de higienização e cuidados: sabonetes, escova e creme dental, xampus e condicionadores, desodorantes, protetores solares, hidratantes etc.
- Neste caso, os produtos devem ser novos e, de preferência, lacrados. 

Fonte: Goiás Cooperativo