Presidente do FGCoop destaca ascensão das cooperativas de crédito em reunião em Blumenau (SC) «Voltar

Bento Venturim diz que a representatividade do setor, que nunca esteve tão alta, é fruto da conscientização sobre o papel cooperativista e credibilidade que a entidade, constituída em 2013, trouxe para os cooperados

Todos os anos o Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop) escolhe uma cidade fora da sua sede em Brasília (DF) para uma das reuniões do conselho. Em 2016, foi Porto Alegre (RS) e este ano os executivos estiveram em Blumenau (SC) para debater assuntos relacionados ao setor. A programação aconteceu no dia 17 de outubro.

O presidente do FGCoop, Bento Venturim, destaca que, desde a criação do fundo em 2013, o sistema cooperativo brasileiro oferece à população a mesma garantia dos bancos tradicionais. “Hoje a entidade acumula um volume de R$ 739 milhões em reservas para cobertura caso algum problema atinja as suas filiadas. Isso trouxe ainda mais credibilidade para as operações e confiança do cooperado”, comenta. Das 1.010 cooperativas de crédito em atividade no país, 802 estão no FGCoop. 

De acordo com o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, divulgado recentemente pelo Banco Central, cerca de 4% das operações financeiras realizadas no Brasil estão em cooperativas de crédito. O número, que é um recorde do segmento, pode melhorar ainda mais, de acordo com Venturim. 

“Em estados como Santa Catarina, Rondônia e Espírito Santo, essas taxas estão acima dos 10%. Acreditamos que podemos fazer com que todo o país atinja esse patamar com um trabalho coletivo sobre a principal característica do cooperativismo no Brasil: a atuação local”, comenta ele. Uma das ferramentas mais importantes para isso, segundo o presidente do FGCoop, é a inovação. “Seguimos com o mesmo atendimento próximo das demandas da população de cada região, mas agora tão tecnologicamente evoluídos quanto os bancos tradicionais”, afirma. 

A perspectiva de crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil, para Venturim, é uma excelente notícia. “O FGCoop está se preparando para esta ascensão e continuará sendo mais uma provedora de credibilidade para estas instituições. Nós acreditamos no cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento da comunidade e esperamos que ele prospere ainda mais”, finaliza. 

A escolha de Blumenau (SC) como cidade sede da reunião aconteceu como forma de valorização da representatividade do estado e da região no cooperativismo. O presidente do conselho da Cecred, Moacir Krambeck, é membro do conselho de administração do FGCoop e o diretor executivo do sistema, Ivo José Bracht, é membro do comitê técnico de assessoramento da entidade que também se reuniu em Santa Catarina. 

Sobre a Cecred

O Sistema Cecred completa 15 anos de atuação em 2017. São 13 cooperativas integrantes que somam 163 pontos de atendimento, mais de 600 mil cooperados e R$ 6 bilhões em ativos. No primeiro semestre deste ano, o sistema cresceu 37% em relação ao mesmo período de 2016.

Fonte: Assessoria de Imprensa