Sicoob promove inclusão financeira com a democratização do crédito «Voltar

Atualmente o Sicoob é a instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social de mais 3,7 milhões brasileiros

Uma das missões do maior sistema financeiro cooperativo do Brasil, Sicoob, é fazer com que cada vez mais brasileiros conheçam as vantagens do cooperativismo financeiro, suas práticas e, com isso, reforçar e renovar o movimento cooperativista.

No Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, comemorado neste ano em 19/10, é importante ressaltar a importância das cooperativas financeiras que vêm crescendo a cada ano como alternativa ao cenário atual de controle do mercado financeiro.

Em um País com o maior spread bancário do mundo – cinco vezes maior que a média global – onde quatro bancos detêm 79% do estoque de crédito nacional e o setor bancário é conhecido pela falta de cooperação na redução dos juros cobrados ao consumidor, as cooperativas do Sicoob mostram que têm como prioridade os seus cooperados e protagonizam um círculo virtuoso, com práticas mais transparentes e competitivas.

Há duas décadas atuando como instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social de seus 3,7 milhões de cooperados, o Sistema que dobrou de tamanho nos últimos sete anos oferece à população opções mais rentáveis, com taxas menores de juros nas operações de crédito, melhor remuneração de investimentos, atendimento humanizado e personalizado entre outras vantagens e diferenciais.

Presente em todos os estados brasileiros, o Sicoob é o 7ª maior do Sistema Financeiro Nacional (SFN) em patrimônio líquido e disponibiliza um amplo portfólio de produtos e serviços financeiros por meio de 2,6 mil pontos de atendimento espalhados em todo território nacional.

Atualmente, é a única instituição financeira em 198 municípios, pois tem como missão a inclusão por meio de soluções financeiras adequadas e sustentáveis. No Brasil – segundo dados divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no início deste ano – há cerca de 20 milhões de desbancarizados acima de 18 anos. “Vemos o cooperativismo como uma saída financeira importante para inserir essas pessoas no Sistema Financeiro Nacional. Acreditamos que o crescimento desse novo agente no cenário financeiro do Brasil contribui bastante com esse movimento que, aos poucos, começa a ganhar relevância: o direito à cidadania financeira”, afirma Henrique Castilhano Vilares, presidente do Sicoob Confederação.

Tecnologia

Alinhado com o tema de 2017 do DICC, “Os sonhos prosperam aqui”, e com o espírito do movimento global de cooperativas financeiras, o Sicoob apresenta um modelo econômico que prioriza o relacionamento humanizado e o atendimento digital. Atualmente, é possível fazer parte de qualquer cooperativa do Sistema utilizando um smartphone. Os cooperados também podem acessar suas contas usando mídias sociais (Facebook). Eles também podem usar o aplicativo para encontrar melhores rotas para localizar caixas eletrônicos ou agências e retirar dinheiro sem usar cartões físicos em caixas eletrônicos.

Em junho de 2017, a utilização dos canais digitais – internet e mobile – correspondeu a 72,5% das transações feitas pelos cooperados do Sicoob. O uso dos smartphones chegou a 94,7 milhões de transações no mês, liderando as operações em 40% do total. Houve ainda um crescimento de 190% na realização das transações financeiras pelo mobile, comparado ao mesmo mês do ano passado.

Sobre o Sicoob – O Sistema de Cooperativas Financeira do Brasil, Sicoob, possui 3,7 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 476 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,6 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Mais informações acesse: www.sicoob.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa