Complem inaugura usina de energia fotovoltaica «Voltar

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, participou da inauguração da usina de energia fotovoltaica da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), na sexta-feira (20), em São Luís de Montes Belos. Será a primeira usina de energia solar remota do Estado, com capacidade para produção de 262 quilowatts-hora, que vai abastecer as unidades do grupo B da Complem (prédios e escritórios).

Na ocasião, Joaquim Guilherme se encontrou com um grupo de aproximadamente 20 pessoas para lançar as bases de uma cooperativa que será pioneira no Centro-Oeste, na produção de energia fotovoltaica (solar): a Cooperativa dos Produtores de Energia Renovável do Brasil (Cooperb). A ideia é incluir vários cooperados como produtores de energia (pessoa física ou jurídica), que poderão utilizar a produção para consumo em suas empresas e residências.

Segundo o presidente, à medida em que mais pessoas se associarem à cooperativa, a capacidade de produção será aumentada, para atender de forma satisfatória a todos. "A conversa já está bastante adiantada. É provável que vamos sair desta reunião de sexta já com a ata de constituição de Cooperb", afirma. Ele adianta que a usina da Cooperb será ao lado da unidade da Complem, no mesmo condomínio de usinas, em São Luís de Montes Belos.

Compensação

A usina de energia fotovoltaica da Complem vai funcionar pelo Sistema de Compensação de Energia, de forma remota. Isso significa que a energia produzida pela unidade será injetada na rede da Celg (que é a distribuidora em Goiás) e destinada para os prédios da cooperativa. 

Caso a quantidade produzida não seja totalmente consumida, a Complem recebe créditos em energia pelo excedente, que podem ser usados em até 60 dias ou abatidos nas faturas seguintes. A expectativa é de que a produção gere uma economia de até 25% nas contas de energia da cooperativa.

Fonte: Goiás Cooperativo