Países celebram Dia Internacional da Poupança nesta terça-feira «Voltar

Em diversas partes do mundo, celebra-se em 31/10, o Dia Internacional da Poupança, uma data em que o hábito de poupar dinheiro deve ser estimulado ainda mais. Apesar de ser uma recomendação unânime entre os especialistas em gestão de finanças pessoais, poupar não tem feito parte da rotina de muitos brasileiros.

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada no primeiro semestre deste ano, 65% dos brasileiros não têm poupança.

Considerando os dados separadamente por classe de renda, a proporção de pessoas que fazem poupança no Brasil foi mais elevada nas classes A e B do que nas classes C, D e E. Na primeira situação, 37% pouparam, contra 60% que não pouparam. Já entre aqueles com renda mais baixa, somente 13% pouparam, ante 80% que não reservaram nenhuma quantia.

Os mesmos especialistas recomendam que o hábito de poupar deve ser algo estimulado desde cedo, entre as crianças e jovens e, alertam: guardar dinheiro é um exercício diário e, por isso, sempre é tempo de poupar.

Aqui no Brasil, o Dia Internacional da Poupança foi celebrado ao longo de toda a semana passada, com uma série de ações realizadas por diversas cooperativas e parceiros do Banco Central durante a Semana Nacional de Gestão de Finanças Pessoas, que ocorreu entre os dias 23 e 28/10 em todas as partes do país.

SOBRE A DATA

O Dia Mundial da Poupança foi estabelecido em 31 de outubro de 1924, durante o 1º Congresso Internacional do Banco de Poupança (Sociedade Mundial de Caixas de Poupança) em Milão, Itália. O professor italiano Filippo Ravizza declarou o "Dia Internacional de Poupança" no último dia do congresso. Nas resoluções do Congresso, foi decidido que o "World Thrift Day", em inglês, deveria ser um dia dedicado à promoção da poupança em todo o mundo. 

Após a Segunda Guerra Mundial, o World Thrift Day continuou e atingiu o pico de sua popularidade nos anos entre 1955 e 1970. Praticamente se tornou uma tradição nos países. Hoje em dia, o foco dos bancos que organizam o Dia Mundial da Poupança é em países em desenvolvimento, onde muitas pessoas não estão bancarizadas.

Fonte: Somos Cooperativismo