Líderes cooperativistas participam da 2º turma de curso em Lisboa «Voltar

A Universidade Católica de Lisboa (UCP), melhor escola de negócios portuguesa e 25ª da Europa no ranking do jornal Financial Times, recebeu a segunda turma de líderes cooperativistas mineiros para o curso Executive Coop Management. As aulas ocorreram entre 23 e 27 de outubro, em regime de imersão.

Ao todo, 25 gestores integraram o curso. Os participantes são integrantes do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), promovido pelo Sistema Ocemg, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

O conteúdo programático do curso tratou sobre assuntos que complementam a vivência de um gestor, como, por exemplo, tendências da economia global; desafios e boas práticas de lideranças; gestão de equipes de alto rendimento; fundamentos de comunicação e negociação; marketing e criação de valor; empreendedorismo social e como dar e receber feedback.

"Foi tudo muito interessante e contextualizado com aquilo que vivemos no dia a dia das cooperativas. E como estivemos em um processo muito focado no aprendizado, ao sairmos das aulas trocávamos experiências com cooperativistas de outros ramos e até mesmo do Agropecuário, o que acredito que foi ainda mais enriquecedor", comentou o diretor administrativo da Coopama, de Machado, Fernando Vieira.

"Um líder necessita de ter capacidades transversais no sentido de estar apto para tomar decisões a nível do negócio, mas também das pessoas. Por isso, o constante desenvolvimento de capacidades de liderança é extremamente fundamental Refiro-me aos líderes de 'hoje' e aos de 'amanhã'. É fundamental que ele aprenda melhor. Há que desafiá-lo, envolve-lo e motivá-lo continuamente para que o seu desempenho venha a ser cada vez melhor. Só assim, é que podemos garantir que o as cooperativas no futuro continuem a crescer", afirmou a responsável por Programas Internacionais da UCP, Cláudia Vieira. 

Fonte: Sistema Ocemg