RAMO TRANSPORTE: Dirigentes fazem balanço do ano e apontam demandas e pleitos para 2018 «Voltar

Discutir assuntos de interesse das cooperativas do ramo transporte, entre os quais, as demandas em questões de regulamentação e a necessidade de um buscar alinhamento estratégico das ações. Com este objetivo, o Sistema Ocepar promoveu na última quinta-feira (16/11), em sua sede, em Curitiba, mais uma edição do Fórum de Transporte. Estiveram presentes 33 profissionais de 14 cooperativas do estado: Coopercaf, Cotroledo, Coptrans, Transcooper, Cooper-Araucaria, Cooperleste, CTA, Coopermar, Cotramario, Rodocoop, Coopitran, Cootramil, Cooperlog e Coopon. “Esse Fórum é realizado a cada quatro meses com a finalidade de abordar assuntos relevantes do ramo e também fazer um balanço das ações que o Sistema Ocepar vêm realizado e que visam o desenvolvimento do ramo transporte”, comentou o analista técnico especializado da Gerência de Cooperativismo do Sescoop/PR, Jessé Aquino Rodrigues.

Programação

Após a abertura, realizada pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelos superintendentes Robson Mafioletti (Ocepar) e Leonardo Boesche (Sescoop/PR), houve palestra com o professor do Isae/FGV, Victor Batista dos Santos, sobre o tema “Eficiência no Transporte”. Na sequência, o coordenador administrativo da Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Fecoopar), Carlos Gonçalves, apresentou a prestação de contas do Sincoopar Transportes e esclareceu dúvidas dos participantes em relação ao registro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A programação abrangeu ainda discussão sobre o Projeto de Lei (PL) 4860/16,  que trata do Marco Regulatório do Transporte de Cargas, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Balanço dos pleitos

Os trabalhos finalizaram com a apresentação do resultado da pesquisa: Reflexão Estratégica do Ramo Transporte, projeto desenvolvido pela OCB sobre os principais pleitos e prioridades do setor e, também, com um levantamento de demandas na área de treinamentos para 2018. “O evento foi muito bem avaliado pelos participantes, que julgaram as discussões relevantes, assim como a presença na abertura do presidente do Sistema Ocepar, que também é diretor da OCB e responsável pelo ramo transporte na organização nacional”, conclui Rodrigues.