Minas Gerais adere ao Movimento SomosCoop «Voltar

Os colaboradores do Sistema Ocemg vestiram a camisa SomosCoop no último dia 19 de janeiro, durante o lançamento interno da campanha, na sede da organização. Trata-se da estreia, em Belo Horizonte, desse movimento nacional de fortalecimento e visibilidade do cooperativismo. A iniciativa é uma proposta do Sistema OCB e busca colocar o cooperativismo em evidência no dia a dia das pessoas. Ao longo do ano, várias ações de divulgação do movimento serão realizadas em todo o país.

 O SomosCoop é resultado de um diagnóstico consolidado pela OCB, que demonstrou a necessidade de tornar o cooperativismo reconhecido, de forma plena e clara, assim como de ampliar o conhecimento sobre o trabalho do segmento em todo o Brasil. 

Em sua fala, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, contou sua trajetória como cooperativista para exemplificar a ideia de pertencimento e identidade do movimento SomosCoop. De acordo com ele, "para ser cooperativista, a pessoa tem que ser autêntica, não tem jeito de ser diferente, se for pela metade não será cooperativista nunca", enfatizou 

A assessora de comunicação, Juliana Gomes, representante de Minas, no Conselho Nacional de Comunicação da OCB, detalhou o conceito da campanha aos participantes, definindo, ainda, a importância desse movimento.  "O SomosCoop é unir as pessoas que acreditam no cooperativismo para fortalecer essa causa. É conectar cooperativas, cooperados, colaboradores, para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido. Acima de tudo, é um marco para a comunicação cooperativista, porque o SomosCoop apresenta conteúdos que unificam a imagem do cooperativismo. E isso é muito importante", afirma. 

A campanha busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo, que gera mais de 376 mil empregos formais e reúne 13 milhões de associados em 6.655 cooperativas no Brasil. 

No mundo, as cerca de 2,6 milhões de cooperativas presentes em 100 países são responsáveis por 250 milhões empregos e congregam 1 bilhão de pessoas. Se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem um país, seriam a 9ª maior economia do mundo. Para mais informações sobre o movimento, acesse: http://www.somos.coop.br/.

Fonte: Sistema Ocemg