Agricultura familiar recebe apoio para comercialização de produtos «Voltar

Agricultores familiares vinculados a quatro associações e duas cooperativas do Piauí começam a fornecer, a partir deste mês, alimentos para as entidades socioassistenciais cadastradas nos municípios de Altos, Oeiras, Campo Grande do Piauí, Currais, São João do Piauí e Esperantina. Os produtos foram comprados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea.

O investimento passa de R$ 860 mil e prevê o fornecimento, ao longo de 2018, de 193 toneladas de produtos como melancia, milho verde, aipim, abóbora, feijão-verde, quiabo, diversos tipos de bolos e doces, carnes ovina, caprina e de frango, biscoitos, cheiro verde, alface, tomate, maxixe, quiabo, couve, pimentão, banana e beiju. A ação contempla 140 pequenos agricultores e beneficia 13.555 pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar no estado.

Os contratos foram firmados com a Associação das Boleiras e Confeiteiras Solidárias de Altos, Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Várzea da Cruz, Cooperativa Mista Agropecuária e Apícola de Campo Grande do Piauí, Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Taboca, Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Marrecas e Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu.

Em fevereiro, mais onze cooperativas de agricultura familiar que tiveram contratos assinados com a Conab, por meio do PAA, também começaram a fornecer sua produção para a rede socioassistencial em nove municípios piauienses.

Executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o PAA oferece aos agricultores familiares a garantia de compra da sua produção por preços renumeradores, gerando renda e inclusão social no meio rural, além de promover melhorias na condição de alimentação de pessoas em situação de insegurança nutricional.

Fonte: Conab