Ministros de Agricultura do Caribe veem grande potencial na cooperação e transferência de tecnologia da Argentina e Brasil «Voltar

Ministros e vice-ministros de Agricultura de 11 nações do Caribe participaram em Buenos Aires, de uma reunião para o intercâmbio de experiências com membros da comissão de Agricultura do Senado da Argentina. No encontro, as autoridades caribenhas manifestaram interesse em estreitar laços com o país sul-americano com o objetivo de incorporar conhecimentos e inovação, principalmente na área de tecnologia aplicada à produção agropecuária.
 
As autoridades de São Vicente e Granadinas, Guiana, Haiti, Suriname, Antígua e Barbuda, São Cristóvão e Nevis, Trinidad e Tobago, Jamaica e Santa Lúcia se encontraram na Argentina como membros de uma missão liderada pelo diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero. Representantes da Comunidade do Caribe (Caricom), da Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECS) e do Instituto Caribenho de Pesquisa e Desenvolvimento da Agricultura (Cardi) também partciparam da missão, assim como o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil, Caio Rocha.

A agenda das autoridades caribenhas incluiu uma reunião com o presidente da Comissão de Agricultura do Senado, Alfredo De Ángeli, e uma visita ao Centro Nacional de Pesquisas Agropecuárias do Institutro Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), na qual percorreram núcleos especializados em Recursos Naturais, Clima, Água e Agricultura Familiar acompanhados por Juan Balbín, titular da entidade. Balbín explicou longamente aos ministros sobre a atividade do Inta e sua interação com os setores privado e acadêmico. As autoridades do Caribe também se reuniram com o ministro da Agroindústria da Argentina, Luis Miguel Etchevehere, e com o secretário de Relações Exteriores, Daniel Raimondi.

 A missão do IICA à Argentina seguiu-se a uma agenda de trabalho em Brasília, no Brasil. Seu objetivo foi facilitar o acesso à cooperação e a novas tecnologias e também a diversificação do comércio de nações que são mais vulneráveis em questões de segurança alimentar e de efeitos da mudança climática.

 “Vemos esta missão como o primeiro passo importante para o fortalecimento da cooperação entre os países da Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECS), os governos da Argentina e do Brasil e o IICA. Esta iniciativa nos oferece uma plataforma sobre a qual podemos aprofundar a cooperação Sul-Sul e compartilhar conhecimentos e habilidades”, disse Beverly Best, chefe de Cooperação para o Desenvolvimento e Mobilização de Recursos da OECS.

 “Encontramos no Brasil e na Argentina grandes avanços no desenvolvimento da agricultura e na inclusão de agricultores familiares a esse desenvolvimento. Como a maioria dos agricultores dos países da OECS é de pequeno porte, estamos diante de uma enorme oportunidade para colaborarmos, para aprendermos com algumas boas práticas que aqui existem e para compartilharmos os avanços alcançados na agricultura”, acrescentou Best.

 A OECS é composta por Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, Montserrat, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, Anguilla, Martinica e Ilhas Virgens Britânicas. A população total desse conjunto de países é 1,8 milhões de habitantes.

A autoridade responsável pela área de Integração Comercial e Econômica da Comunidade do Caribe (Caricom), Desiree Field-Ridley, explicou que a agricultura é um dos setores-chave da região, mas não tem crescido no grau necessário e esperado. “Por isso, estamos buscando um tipo de auxílio que nos permita receber o apoio necessário para essa atividade. O trabalho do IICA é muito importante para isso, e vemos que podemos obter ações de cooperação do Brasil e da Argentina. A agricultura deve ser um negócio que traga a juventude e investidores e deve unir tecnologia e investimentos”, afirmou.

 Field-Ridley acrescentou que o Caricom é um mercado único de 15 pequenos países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago, com Anguilla, Bermudas, Ilhas Cayman, Ilhas Turcas e Caicos e Ilhas Virgens Britânicas como países-associados.

 “Por isso, nosso objetivo é trabalhar como se fôssemos um único país. Isso nos dará a oportunidade de nos integrarmos aprendendo as lições do Brasil e da Argentina. Nossa expectativa é avançar”.

 Os ministros e representantes caribenhos elogiaram as técnicas de agricultura protegida que lhes foram descritas durante a visita à Argentina. Principalmente, aquelas destinadas à produção de verduras e hortaliças e as relacionadas à redução de resíduos, que têm sido um tema crítico em países de pequeno território.  As autoridades mencionaram ainda a agricultura orgânica como uma oportunidade.

 Barton Clarke, diretor-geral do Instituto de Pesquisa Agrícola e Desenvolvimento do Caribe (Cardi), sublinhou a importância das políticas públicas da Argentina e do Brasil para o desenvolvimento de uma agricultura fortemente vinculada ao comércio global.

 “Esta lição é muito importante para nós. Se faz necessário investir na pesquisa para inovar. Os países do Caribe são todos pequenos e enfrentam problemas de desemprego, de pobreza, de altos custos de energia, e agricultura tem um papel fundamental para ajudá-los a resolver questões sociais e econômicas. Temos de construir capacidades para a pesquisa no Caribe, para investigações estratégicas, que possam ajudar a criar inovações e propriedade intelectual. Agradeço ao IICA por organizar esta visita e a cooperação entre os países, para que possamos estreitar os nossos laços e avançar em alianças”, completou Clarke.

 O ministro de Agricultura de São Cristóvão e Nevis, Alexis Jeffers, enfatizou o “grande apoio do IICA no Caribe” e convocou seus colegas a aprofundar a cooperação para “eliminar a pobreza, capacitar os jóvens e mitigar os efeitos da mudança climática para que a região possa atingir seu potencial de desenvolvimento”.

 Antes de regressarem a seus países, os ministros e representantes do Caribe visitarão em San Nicolás a Expoagro, a exposição agroindustrial em campo aberto mais importante da Argentina. Ali seguirão um percurso especialmente preparado para eles pelos organizadores dessa mostra.