Embrapa e OCB promovem capacitação «Voltar

O desenvolvimento profissional, a troca de experiências e a transferência de tecnologia como estratégias de melhoria da produtividade no campo brasileiro, por meio do cooperativismo agropecuário. Este é o foco das ações de qualificação, desenvolvidas pela Embrapa e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com foco em três cadeias: soja, leite e cereais de inverno.

A Embrapa Soja e a OCB promoveram, em Londrina (PR), o curso de Atualização no Cultivo da Soja. Ao todo, 35 profissionais da assistência técnica de cooperativas de todo o Brasil participaram das aulas e ações e práticas. O curso de Atualização no Cultivo da Soja soma 160 horas entre palestras, aulas, treinamentos, visitas técnicas, entre outras atividades.

O objetivo foi incrementar a formação profissional dos agrônomos das cooperativas. De acordo com a programação, são priorizados trabalhos desde a instalação da lavoura, escolha de sementes, controle fitossanitário até os aspectos relacionadas à pós-colheita do grão. 

2ª edição

O pesquisador André Prando, coordenador do curso, explica que a programação conta com a participação de vários pesquisadores de diferentes áreas técnicas que abordam os principais temas relacionados à produção de soja.  “Esta é a segunda edição do curso e pretendemos continuar ofertando a capacitação, em parceria com a OCB, devido à boa avaliação pelos participantes”, diz. 


Transferência

De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan, a parceria entre a Embrapa e a OCB representa uma excelente oportunidade para que os resultados gerados pela pesquisa cheguem aos profissionais responsáveis pela transmissão desses conhecimentos aos agricultores e facilita a incorporação ao setor produtivo.

“Esta iniciativa possibilita a aproximação entre os técnicos e pesquisadores da Embrapa, o que incentiva a capacitação constante, assim como fomenta a realização de trabalhos conjuntos e novas parcerias”, avalia Cattelan.


Relevância

Segundo o coordenador do Ramo Agropecuário da OCB, Paulo César Dias Júnior, o cooperativismo brasileiro é responsável por uma parcela relevante da produção agropecuária do país. A OCB conta com aproximadamente oito mil técnicos que prestam assistência a produtores rurais. Para Dias Júnior, a evolução das equipes técnicas é recomendável, assim como a qualificação continuada de seus agentes. “Queremos qualificar os técnicos dentro de soluções tecnológicas que sejam relevantes e atuais para o desenvolvimento das suas atividades a campo”, defende.

Soja

O coordenador agropecuário da OCB explica que o curso foi idealizado para integrar os departamentos técnicos das cooperativas com o que há de mais avançado em termos de tecnologias relacionadas ao sistema de produção de soja. Isso porque a soja é a principal cultura do agronegócio brasileiro, com uma produção de 114 milhões de toneladas, área cultivada de 34 milhões de hectares e produtividade média ao redor de 3,4 t/ha, segundo a Conab. “Queremos que o profissional que participa do relacionamento e da fidelização do cooperado esteja amparado tecnicamente para dar soluções interessantes para o produtor que trabalha com a soja”, explica.

Conhecimento

Além da atualização técnica, Dias Júnior ressalta que o curso facilita a formação da rede de integração e difusão de conhecimento. “Durante o curso também temos a possibilidade de fortalecer a rede de relacionamentos entre as próprias cooperativas e os departamentos técnicos das cooperativas com os pesquisadores da Embrapa”, defende. Este foi o primeiro módulo dos cinco módulos programados para serem realizados ao longo do ano. 

Experiência

Para Diego Bernis, agrônomo da cooperativa Coopavel, de Cascavel (PR), o curso de atualização é de grande importância para favorecer o conhecimento sobre as mudanças constantes que ocorrem no dia a dia da produção de soja e as novidades tecnológicas como a biotecnologia, por exemplo. “O curso nos capacita para dar uma informação mais qualificada para o produtor, o que pode gerar melhores produtividades e rendimentos”, diz.

Outro participante que elogia a iniciativa do curso é o agrônomo Alexandre Novik, da cooperativa Cotrijal, de Não-Me-Toque (RS). “Pra gente, que está na ponta, levando informações para os produtores, este curso é uma forma de atualizar os conhecimentos sobre as tecnologias que estão no campo hoje e também conhecer as inovações que estão por vir”, diz. (Com informações da Embrapa Soja)