Brasil: cada vez mais cooperativista «Voltar

“Como bons cooperativistas, sabemos que é preciso arregaçar as mangas e abrir caminhos, criando novos empregos, novas formas de ganhar dinheiro, gerar renda e novas oportunidades para nossas cooperativas. Ninguém fará isso por nós, tampouco resolverá nossos problemas melhor do que nós mesmos.”

A frase acima foi dita pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a assembleia geral ordinária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB),  na Casa do Cooperativismo, em Brasília. O evento contou com a participação de praticamente todas as 27 organizações estaduais que aprovaram a prestação de contas da entidade e o plano de trabalho para 2018.

Durante seu pronunciamento, Márcio Freitas fez questão de ressaltar que, mais do que falar da crise, é fundamental falar de protagonismo. Por isso, destacou que 2017 foi o momento de manter a contribuição do cooperativismo com o mercado e economia do país e, reforçou a importância das conquistas regulatórias que asseguram mais estabilidade ao ambiente das cooperativas.

A liderança também ressaltou o trabalho persistente, baseado na confiança entre as pessoas, e que mostra que o cooperativismo, um movimento de mais de 13 milhões de cooperados, se preocupa com cada um deles, individualmente. “O negócio cooperativo é um jeito de trabalhar diferenciado e é isso que torna as cooperativas empresas únicas, distintas de centenas de milhares de estabelecimentos focados no lucro pelo lucro e não no lucro pelas pessoas, como se o ter fosse mais importante que o ser. E é exatamente esse jeito diferente de gerar resultados, cuidando das pessoas e preservando os recursos naturais, que precisa ser reconhecido pela sociedade”, argumenta.

Fonte: OCB