OCB defende intercâmbio comercial global de cooperativas «Voltar

Ancara, capital da Turquia, foi palco da primeira reunião do Conselho Executivo da Organização Internacional das Cooperativas Agropecuárias (ICAO, na sigla em inglês), organismo setorial da Aliança Cooperativa Internacional e que tem um brasileiro como integrante. O evento ocorreu nos dias 5 e 6 e contou com a participação do presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário Filho, e, ainda, de representantes do cooperativismo da Coreia do Sul, da Finlândia, do Japão, da Malásia, da Noruega, da Polônia, da Uganda e da própria Turquia.

O objetivo é promover a integração, o intercâmbio de experiências e a intercooperação entre as cooperativas de produção primária. O ICAO foi criado em 1965 e tem sua sede operacional na Coreia do Sul. A organização é uma das oito entidades setoriais de representação de ramos subordinadas à ACI.

PAUTA

A reunião do comitê executivo abordou dois temas estratégicos ao cooperativismo global: o comércio entre cooperativas e a liderança feminina nos empreendimentos. Para tratar da temática comercial, as delegações foram convidadas a apresentar seus trabalhos na promoção do comércio de suas organizações membro. Parcerias com governos e entre cooperativas foram ressaltadas como um caminho essencial para acesso no acesso a mercados.

BRASIL

Segundo o representante do Brasil no Conselho de Administração da ACI, Onofre Filho, há muitas oportunidades para exportação de cooperativas brasileiras nos mercados asiáticos e europeus. “O principal interesse da participação da OCB nas atividades do ICAO é prospectar oportunidades para a inserção internacional de nossas cooperativas. O ICAO é uma plataforma importante para fomentar o comércio internacional e estimular a intercooperação. Estamos certos que uma parceria entre as organizações representativas de cada país poderia aumentar o fluxo comercial entre as cooperativas do Brasil, da Europa e da Ásia”, avalia.

Onofre chefiou a delegação brasileiro que participou da Reunião do Comitê Executivo do ICAO e conduzirá as negociações para implementação das parcerias comerciais discutidas durante o evento. 

MULHER

A participação de mulheres na liderança das cooperativas foi o segundo assunto tratado na reunião. Com o objetivo de compartilhar suas experiências, dirigentes dos quatro continentes foram convidadas a compartilhar seu trabalho e a situação da participação feminina em seus países.

O Brasil foi representado por Isabela Weber, vice-presidente da Unicoton, cooperativa mato-grossense de produtores de algodão. Com 88 cooperados e 20 anos de fundação, a Unicoton atua nos mercados nacional e internacional.

A brasileira teve a oportunidade de contar sobre sua trajetória na lida do campo, bem como sua liderança na condução dos negócios da cooperativa. Nascida no âmbito de uma família de cooperativistas, Isabela também abordou questões relacionadas à sucessão familiar nas cooperativas brasileiras.

CASOS DE SUCESSO

Com uma programação voltada para o intercâmbio cultural, o evento contou ainda com relatos de dirigentes cooperativistas da Malásia, Coreia, Japão, Uganda e Finlândia. O objetivo dos intercâmbios promovidos pelo ICAO é facilitar a multiplicação de boas práticas.

No último dia do evento, as delegações tiveram a oportunidade de conhecer cooperativas agropecuárias turcas, localizadas na região da capital, Ancara. O grupo visitou plantas de processamento, embalagem e cultivo de mudas na cidade de Beypazari.

Fonte: OCB