Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios «Voltar

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lança, no dia 8 de maio, uma cartilha para a constituição de geração compartilhada de energia em cooperativas. O material, desenvolvido em parceria com GiZ (agência de fomento alemã) e DGVR (entidade representativa das cooperativas na Alemanha), será lançado durante o “Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios” evento que debaterá o potencial do modelo econômico na geração de energia.  

O “Cooperativas de Energia – Guia de constituição de Cooperativas de Geração Distribuída Fotovoltaica”, disponível em formato impresso e digital, explica o que é uma cooperativa de geração distribuída, como montar sua estrutura e formalizá-la, os cuidados na preparação dos estudos de viabilidade e diferentes modelos de negócio, entre outros temas.

Em 2017, o número de cooperativas com sistemas de geração distribuída mais que dobrou em relação aos últimos cinco anos (2012-2016), passando de 25 para 56 novas conexões instaladas. Hoje, o Sistema OCB conta com um total de 75 cooperativas que utilizam o modelo de geração distribuída ou sistema de compensação e prevê chegar ao final de 2018 com um crescimento de 80% em relação ao ano anterior. 

“O guia é um importante passo para as cooperativas, já que mais de 90% das cooperativas de geração distribuída utilizam sistemas fotovoltaicos. O crescimento sustentável, com compartilhamento de recursos em prol do desenvolvimento econômico e social da comunidade, está na essência do cooperativismo, e é muito bem ilustrado por essas cooperativas”, explica Marco Olívio Morato, analista técnico e econômico da OCB.

As cooperativas que utilizam geração distribuída somam mais 6 MWp de geração, e abastecem 191 unidades consumidoras. Essas cooperativas integram o Ramo Infraestrutura da OCB, que também contempla 17 cooperativas de geração de energia; uma de internet (viabilizada por meio de uma cooperativa de energia); três cooperativas de irrigação e uma de saneamento básico.  

Entre os pontos mais importantes verificados, as cooperativas do segmento promovem o desenvolvimento do campo, a redução das contas com energia e um desenvolvimento mais justo e sustentável para os cooperados.

“E são esses casos de sucesso que serão discutidos com os órgãos do governo presentes na oportunidade, além da necessidade de linhas de financiamento dos sistemas, da simplificação regulatória, e da importante experiência realizada Alemanha, que trará exemplos meio de representantes da GiZ, da DGVR (Organização das Cooperativas Alemãs), e da embaixada da Alemanha no Brasil”.

Participam ainda: Olívio Teixeira e Carlos Alexandre Príncipe Pires, respectivamente, coordenador e diretor do departamento de Desenvolvimento Energético da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); membros do Ministérios de Minas e Energia (MME), e da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop).   

Horário: 8h30

Local: Sede do Sistema OCB

Endereço: Setor de Autarquias Sul - Quadra 4 - Asa Sul, Brasília - DF

Fonte: OCB