CERTAJA REALIZA AÇÕES DO DIA C 2018 NO RIO TAQUARI/RS «Voltar

A Certaja aderiu de vez à maior rede cooperativista de voluntariado do Brasil, o Dia de Cooperar (Dia C). Na edição deste ano, a Cooperativa de Infraestrutura do Vale do Taquari promoveu entre os dias 9 e 22 de março a campanha de coleta de resíduos eletrônicos, incentivando os colaboradores da Certaja a descartarem o material acumulado em suas residências. A atividade foi realizada em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Taquari, com o objetivo de reduzir o tempo de vida útil dos aterros sanitários, minimizar a contaminação por metais pesados (especialmente mercúrio, chumbo e cádmio) e evitar danos à saúde da população que vive no entorno dos aterros sanitários.

“Este tipo de lixo compromete diretamente o meio ambiente, causando poluição do solo, do ar e dos recursos hídricos. Afeta a condição sanitária da população, além de causar danos econômicos e ecológicos imensuráveis”, explica o engenheiro ambiental e de Segurança do Trabalho da Certaja e coordenador destas ações, Leandro da Cruz Vargas. Cerca de 330 quilos foram coletados e enviados diretamente para a recicladora.

Limpeza das Margens do Rio Taquari

No dia 24 de março, a Certaja se uniu mais uma vez em uma força tarefa para a limpeza das margens do Rio Taquari. A ação foi realizada em parceria com a Motasa, Rodoquímica, Duratex, Transportadora Medeiros, Valmir Pinturas, Navegação Aliança, Restaurante do Batata, Patrulha Ecológica voluntária (com apoio de João Rolim), Chico Florestal, barqueiros Leonel Martins e Ezequiel Brandt (representando a colônia de pescadores Z32 do bairro Praia), alunos e professores do curso Técnico Ambiental da Escola Pereira Coruja, TK Pneus e Cilda Brandão reciclagem.

A saída da expedição ocorreu junto à rampa de acesso dos barcos, na área de Camping Municipal, às 9h, e a ação ocorreu até às 13h.  Com esta iniciativa, que teve a participação de 50 pessoas, toda a população de Taquari foi beneficiada. Cerca de 1.100 quilos, composto principalmente de garrafas PET, artigos plásticos e pneus foram recolhidos.

Essa ação faz parte da Semana Interna de Meio Ambiente da Cooperativa desde 2010, e foi incorporada ao Dia C em 2015. Ela tem por objetivo executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.

“Os resíduos passíveis de reciclagem foram separados no local e destinados para empresas recicladoras adequadas para cada tipo. Em relação ao restante do lixo, a Prefeitura de Taquari se responsabilizou em dar o destino adequado. Estas ações são importantes para despertar a atenção para o problema do lixo na cidade e formar multiplicadores para trabalhar a mudança de hábitos junto à população, como uma solução viável ambientalmente correta. Sem a intercooperação de todos envolvidos, não obteríamos este sucesso”, complementa Vargas.

Fonte: Dia de Cooperar