Parques do DF terão feiras de produtos orgânicos aos sábados «Voltar

 

Frequentadores dos Parques Águas Claras, Olhos D’água e Bosque do Sudoeste poderão comprar produtos orgânicos certificados nas feiras, que ocorrerão sempre aos sábados, das 7h às 13h.

Duas associações e uma cooperativa estão responsáveis pela venda dos produtos. São elas:

Associação de Produtores Agroflorestais (Asprosafs) — Parque Águas Claras
Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado (Agroorgânica) — Parque Bosque do Sudoeste
Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília (Cooperorg) — Parque Olhos D’água
Na Associação de Produtores Agroflorestais, por exemplo, oito famílias que produzem uma grande variedade de alimentos em sistemas agroflorestais, promovendo a melhoria dos solos e do ecossistema onde estão inseridos.

Entidades selecionadas por chamamento público

As entidades escolhidas para operar as feiras foram selecionadas por meio de edital de chamamento público, de 23 de fevereiro de 2018, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. 

 

O intuito do programa é, além de criar atrativos para que a comunidade passe a frequentar ainda mais os parques, aproximar o público urbano dos produtores orgânicos do DF e entorno, favorecendo assim o consumo de alimentos saudáveis produzidos na região a um custo mais baixo. A venda direta, por eliminar a figura do atravessador, garante ao cliente e ao produtor preços mais justos.

 

A medida é fruto da parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). 

Os órgãos formaram comissão para analisar as propostas e escolher entre as associações e cooperativas que mostraram interesse na comercialização de produtos orgânicos nos parques. As entidades selecionadas são compostas majoritariamente por agricultores e agricultoras familiares. Todos passaram por um dos processos de certificação orgânica, seja por auditoria ou pela certificação participativa.

 

A oferta de alimentos nas feiras é bastante diversificada, com folhagens das mais diversas, temperos, vários tipos de raízes e frutos, grãos, assim como frutas da estação e outros produtos beneficiados.

 

Brasília nos Parques promove contato entre produtor e consumidor

A iniciativa faz parte do programa Brasília nos Parques, criado em 2016 pelo Decreto nº 37.115, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente.

O objetivo é promover o uso sustentável dos parques e demais unidades de conservação distritais e oferecer nos locais serviços e atividades públicas.