Câmara de Encantado homenageia cooperativistas «Voltar

O Poder Legislativo de Encantado, no Vale do Taquari, homenageou no dia 14 de junho cooperativistas que se destacaram na história do município. Por iniciativa do vereador Diego Augusto Pretto, a Câmara realizou sessão solene alusiva ao cooperativismo, e também um painel sobre o tema, conduzido pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. Já as homenagens foram dirigidas aos cooperativistas João Batista Marchese (em memória, recebida por Ademir Lorenzon); ao ex-presidente da Cosuel, Jatir Mezacasa; ao atual presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini; ao diretor técnico-sindical da Ocergs e presidente da Uniodonto Federação RS, Irno Augusto Pretto; e a Ricardo Cé, presidente do Sicredi Região dos Vales. A sessão solene foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Marino Deves e prestigiada pelo vice-prefeito Enoir Cardoso.

Durante a sessão foi apresentado um painel sobre a representação do cooperativismo pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que teve a contribuição dos homenageados em um debate com exposição de dados acerca do cooperativismo. Segundo Perius, no Rio Grande do Sul existem cerca de 400 cooperativas com 2,8 milhões de associados e que geram 58,9 mil empregos. “O equivalente a 74,5% da população gaúcha está ligada ao cooperativismo e 24,8% é associada a uma cooperativa”, apresentou.

O vereador Diego Pretto destacou que os nomes sugeridos pelos vereadores para esta homenagem foram pela relevância de suas participações para se atingir o bem comum através do cooperativismo.

“A arte de cooperar através de ações e representatividade se faz presente nesta comunidade, antes mesmo de sua emancipação, através de nossos colonizadores imigrantes que sempre juntaram forças para alcançar os seus maiores propósitos. Encantado deve muito ao cooperativismo nas suas diferentes formas de se manifestar”, salientou Diego Pretto.

Saiba mais

O cooperativismo é um modelo econômico-social que gera e distribui riqueza de forma proporcional ao trabalho de cada associado. Considerado pela ONU “um modelo de negócios que constrói um mundo melhor”, é uma opção de crescimento econômico que caminha junto com o desenvolvimento social, pautada por valores humanos como solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade.

No Brasil, são 13 os ramos de atuação do cooperativismo: agropecuário, crédito, consumo, educacional, habitacional, infraestrutura, produção, saúde, trabalho, especial, transporte, turismo e lazer e mineral.

A homenagem está amparada na lei municipal nº 4.426, de 10 de maio de 2018, que estabelece no município de Encantado a Semana do Cooperativismo, e é de autoria do vereador Diego Augusto da Rosa Pretto. Participaram da sessão, prestigiada por comunidade e cooperativistas, os vereadores Valdecir Cardoso, Sander Bertozzi, Diego Augusto da Rosa Pretto, Luciano Moresco, Jaqueline Taborda, Cláudio Roberto da Silva, Valdecir Conzatti, Celso Cauduro, Andresa de Souza (IÊ) e Moacir Tramontini.

Fonte: Sescoop/RS