DIA C SERÁ CELEBRADO NO PRÓXIMO SÁBADO «Voltar

“Era sofrido demais ficar debaixo do sol, com fome e sede, procurando comida”, afirma Rosa Maria Rosa, que vive na periferia de São Luís (MA). O depoimento representa bem a dura vida de mais de 52 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de R$ 387 por mês.

O dado é da Síntese dos Indicadores Sociais, divulgado pelo IBGE no final de 2017, e mostra o quanto o Brasil ainda precisa caminhar quando o assunto é geração de trabalho, emprego, renda e cidadania. Somente dessa forma é possível erradicar a pobreza extrema não só aqui, mas no mundo todo, conforme preveem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

E, por serem empresas formadas por várias pessoas, as cooperativas têm feito a parte delas. Com iniciativas voluntárias, duradouras e transformadoras, elas mostram que atitudes simples podem mudar a vida de gente como a Rosa, lá do Maranhão. Por meio do movimento Dia de Cooperar (Dia C), caracterizado por projetos que mostram a preocupação das cooperativas com a comunidade, ela viu sua vida transformada, ao participar das ações do projeto Cooperar, da Cooperativas dos Hortifrutigranjeiros (Cohortifrut).

120 MIL

Depois de sentir na pele que cooperar vale a pena, Rosa Maria Rosa é uma das voluntárias que mostram como as atitudes simples mudam o mundo. E, para celebrar o sucesso das ações que podem melhorar os indicadores sociais, as cooperativas convidam a todos para participarem da celebração do Dia de Cooperar, que ocorre no próximo dia 30/6, em mais de mil cidades em todos os cantos do Brasil, com atividades promovidas por mais de 120 mil voluntários.

2 MILHÕES

Na prática, o Dia C já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas desde que foi nacionalizado, em 2014. E o trabalho não para. Em 2018 e nos próximos anos, essas iniciativas serão expandidas com o objetivo de demonstrar as razões pelas quais as cooperativas são consideradas empresas que aliam desenvolvimento econômico ao social.

 

SERVIÇO

Celebração do Dia C

Local: clique aqui para saber onde a programação vai ocorrer

Data: 30 de junho

Fonte: OCB/MT