Equipe qualificada «Voltar

Prestar o melhor serviço de informação, orientação e assistência ao agricultor: essa é uma das principais missões da extensão rural brasileira. Sempre atentos às atualizações de legislação, normas e regras, os extensionistas da Emater-DF participaram, nesta sexta-feira (29), de duas oficinas distintas de capacitação com o mesmo objetivo. Uma, para acompanhar as principais mudanças promovidas pelas reformas previdenciária e trabalhista, aprovadas pelo Congresso Nacional em 2017; a outra, para aprofundar os conhecimentos sobre o programa que permite agricultores familiares adquirirem milho para ração animal junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

De acordo com a diretora executiva da Emater-DF, Isabel Cristina Lima, o curso sobre as mudanças nas reformas trabalhista e previdenciária é importante para aproximar a empresa e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que o agricultor seja sempre bem atendido. “É uma boa oportunidade para reforçarmos o diálogo e afinar procedimentos sobre os benefícios para o público rural, que possui características próprias”, afirmou Cristina.

 

O curso foi oferecido por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF). Cerca de 20 extensionistas das áreas social e agrícola participaram da atividade, que ocorreu no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) da Ceasa-DF.

 

Ração animal — Agricultores familiares podem comprar milho para ração animal diretamente da Conab, por meio do programa Vendas em Balcão. A ação da instituição federal permite que produtores pequenos e médios possam adquirir esse produto em igualdade de condições com os grandes, que utilizam os leilões públicos. Quem faz a intermediação para garantir essa compra são os extensionistas rurais. Aproximadamente 25 técnicos participaram do curso de atualização das normas do programa, ocorrido na unidade armazenadora da Conab, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Fonte: Assessoria de Comunicação- Emater-DF