Celebração do Dia C mostra a força das atitudes simples «Voltar

De Norte a Sul do país, cooperativas de mais de 400 cidades brasileiras mostraram, no último sábado (30/6), que atitudes simples mudam o mundo. Elas realizaram em todos os estados brasileiros a celebração do Dia de Cooperar (Dia C), um movimento de estímulo à pratica de iniciativas de responsabilidade social, voluntárias, contínuas e transformadoras, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU.

Para o organismo internacional, as cooperativas, graças aos seus princípios, dentre eles o interesse pela comunidade, são aliadas naturais na luta pela erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030. Por isso, a celebração do Dia C, no último sábado, marca a atuação das cooperativas brasileiras em prol de um país mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Fonte: OCB

 

FORÇA

“A mobilização que vimos no último sábado prova que as cooperativas se preocupam muito com o nosso país. Elas se dedicam ao longo de todo ano, de mãos dadas com voluntários valorosos, a transformar a realidade das famílias que vivem onde elas estão localizadas. Como é um modelo de negócios focado na geração de emprego, trabalho e renda, o cooperativismo sabe que uma sociedade forte é aquela na qual todos têm importância, direitos iguais e possiblidades de empreender de forma coletiva. Nossas cooperativas sabem que devem fazer a parte delas para que o mundo seja melhor e, para isso, valorizam cada atitude simples, pois elas são o primeiro passo a transformação que desejamos ver”, analisa o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

 

CRESCIMENTO

As iniciativas de responsabilidade social do Dia C têm apresentado um crescimento substancial a cada ano. Para se ter uma ideia, só em 2017, mais de dois milhões de pessoas foram atendidas de Norte a Sul do país. O número de cooperativas envolvidas foi de 1.563 e, juntas, elas contabilizam o trabalho de mais de 120 mil voluntários.

 

PERENIDADE

O Dia de Cooperar é caracterizado por iniciativas perenes que ocorrem ao longo de todo o ano, beneficiando o maior número possível de brasileiros, com atividades transformadoras e que estejam alinhadas a pelo menos um dos 17 ODS, da ONU. Quer saber mais sobre o Dia C e conferir como foram as ações de celebração ao redor do país.