Cooperativismo de MT celebra Dia do Garimpeiro «Voltar

Reconhecida por aliar a atividade de mineração às mais modernas práticas de proteção ambiental, a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), no Mato Grosso, completa em 2018, 10 anos de fundação. E, para marcar o sucesso da cooperativa e, ainda, celebrar o Dia do Garimpeiro (21/7), os preparativos de uma programação bem extensa estão sendo finalizados, com o objetivo de mostrar a força do cooperativismo mineral e de como esse modelo econômico é capaz de transformar a realidade tanto das pessoas quanto das cidades.

 

DIAS 19 E 20

Com apoio da Coogavepe, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoverá nos dias 19 e 20/7, em Peixoto de Azevedo (MT), o 4º seminário das Províncias Metalogenéticas Brasileiras – Província Aurífera Juruena – Teles Pires. Serão 19 palestras técnicas e uma saída de campo para conhecer testemunhos de sondagens de alguns projetos em execução por empresas de mineração.

O município escolhido para receber o evento alcançou a produção de ouro de origem legal de 5,4 toneladas em 2016, representando mais de 60% da produção de ouro de origem garimpeira do estado de Mato Grosso. O seminário será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, no centro da cidade.

O evento terá a presença de pelo menos 12 empresas de mineração que já atuam na região, além de universidades e consultores. Na oportunidade, serão apresentados os dados geológicos resultantes da investigação em andamento pela CPRM, que contribuirão para a reavaliação do potencial metalogenético da região.

A Província Aurífera Juruena – Teles Pires que engloba os estados do Mato Grosso, Amazonas e parte sul do Pará está inserida no contexto de dois compartilhamentos tectônicos: Província Rondônia-Juruena e Província Tapajós-Parima (Domínio Peixoto de Azevedo).

 

DIA 21

O Sistema OCB/MT promoverá, também com o apoio da Coogavepe, o Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral, na Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, das 13h às 16h30. O evento discutirá, dentre outros temas, a autorização do titular do direito mineral para comercialização e a participação das cooperativas em leilões de área e, ainda, a criação de reservas garimpeiras. O objetivo é reforçar as relações entre as lideranças e aprofundar as discussões sobre os problemas e desafios atuais que enfrentam o Ramo Mineral.

 

DIA DO GARIMPEIRO

Nos dias 20 e 21 também ocorrerá a grande celebração pelo Dia do Garimpeiro. Missa, shows, feira de negócios, carreta e outras apresentações culturais marcarão a grande festa, que ocorrerá a partir das 19h (na sexta-feira) e, das 16h (no sábado) na Vila Olímpica de Peixoto de Azevedo.

 

COOGAVEPE

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) é uma das grandes responsáveis, em nível nacional, por quebrar um paradigma: o de que os garimpos destroem o meio ambiente. Suas boas práticas têm chamado a atenção de veículos de comunicação, como a Globo, por exemplo (clique aqui) e, ainda, rendido grandes conquistas, dentre elas, a primeira colocação na categoria Desenvolvimento Sustentável, na 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano, ocorrido em 2016 (clique aqui), e o Prêmio Melhores Práticas em APL de base mineral, realizado pela Rede APLmineral, com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em 2017.

O prêmio também é apoiado pelos Ministérios de Minas Energia e de Ciência, Tecnologia e Inovação e, ainda, pelo Centro de Tecnologia Mineral. A cooperativa mato-grossense ficou em segundo lugar e foi reconhecida por suas práticas relacionadas à pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos.

O presidente da cooperativa, Gilson Camboim, avaliou a conquista. “Para nós esse é mais um reconhecimento de que nossa cooperativa está no caminho certo. Sermos reconhecidos nesses prêmios é muito gratificante, pois mostram as boas práticas de um setor muito importante para o país e isso nos dá mais ânimo para continuar atuando com o respeito ao nosso cooperado e ao meio ambiente, sem perder o foco na melhoria contínua de nossos processos”, comenta o presidente.

 

NÚMEROS DA COOGAVEPE

- Completa 10 anos em 2018;

- Conta com 5,2 mil cooperados ativos;

- Atua em sete municípios: Guarantã do Norte, Matupá, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte;

- Foco: ouro, mas tem planos de expandir;

- Produção: cerca de 7 toneladas de ouro, em 2017;

- Principal cliente: mercado financeiro.

Fonte: OCB