DIRECOOP REÚNE COOPERATIVAS PARA DEBATER ASSUNTOS DE INTERESSE DO COOPERATIVISMO BAIANO «Voltar

Pelo sexto ano seguido o Sistema OCEB realiza o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop. A abertura deste ciclo, que acontece em 6 cidades baianas abarcando diferentes regiões, ocorreu em Feira de Santana e reuniu mais de 50 representantes de cooperativas dos ramos trabalho, saúde, transporte, crédito, educacional e agropecuário. ​

Essa diversidade de representações é uma característica do evento que oportuniza a intercooperação, a proposição de melhorias para o cooperativismo do estado e a apresentação pelas cooperativas das suas demandas para compor o Plano de Trabalho 2019 da OCEB e do Sescoop/BA. Todos esses aspectos foram destacados pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, na sua fala de boas-vindas. Junto com ele, também estava a integrante do Conselho Diretor da OCEB – Ramo Trabalho, Marília Reis, para recepcionar o público. 

FOCO DE 2018

O foco deste ciclo é o planejamento estratégico do Sistema OCEB para os próximos quatro anos, onde é apresentada uma lista dos objetivos estratégicos para que os participantes votem e decidam quais objetivos vão nortear as ações que serão implementadas pela OCEB e pelo Sescoop/BA. Para a diretora pedagógica da Cooperativa Educacional Pé de Serra - Coopeps, Sheila Souza, esse foi um diferencial do Direcoop: “Os representantes das cooperativas fazerem parte do planejamento estratégico foi uma novidade e isso é algo que também podemos levar para a nossa cooperativa”. 

Durante o encontro, os participantes também opinaram sobre as cartas que serão entregues aos candidatos a Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual nas eleições deste ano, contemplando as reinvindicações regionais para o desenvolvimento do cooperativismo. “Nós constamos [nas cartas] as nossas necessidades de projeto legislativo e política pública para todo o cooperativismo do Estado da Bahia”, ressaltou Tecchio.

OPINIÕES

Participando pela primeira vez do evento, o Diretor Executivo da Unicred da Bahia, Breno Lessa, avaliou positivamente o Direcoop porque demonstra a proximidade da OCEB com as cooperativas e, além disso, sensibiliza as cooperativas a participarem, a fazerem parte de algo maior. Ele também achou importante a etapa de debater sobre as cartas para os candidatos para que os “eleitos representem as cooperativas e façam acontecer”, disse. 

O Direcoop recebe representantes de cooperativas recém-registradas na OCEB e de pessoas interessadas em constituírem novas cooperativas, como os participantes que vieram da cidade de Irará/BA e estão constituindo, com apoio da OCEB e do Sescoop/BA, dentro do Programa de Orientação Cooperativista – POC, a COAPIIRARA. “É de fundamental importância ter um evento que promove um planejamento estratégico de modo consultivo e participativo ouvindo as demandas efetivas de cada cooperativa”, afirmou Elias Alves. 

Fonte: Oceb