OCB lança Diretriz de Atuação do Sescoop «Voltar

 

Desde que criado, há 20 anos, o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) tem trabalhado em um cenário positivo para sistema cooperativista. E, para marcar as duas décadas, visando contribuir com o desenvolvimento sustentável do movimento, o Sescoop ganhou a padronização dos seus processos com a Diretriz de Atuação.

Segundo Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB, a Diretriz de Atuação representa um marco na história do movimento cooperativista brasileiro, “que é feito por pessoas e para pessoas, por isso, a padronização dos processos é importante na busca de respostas adequadas diante da diversidade de todo o País”, avalia.

O documento pretende oferecer uma linha orientadora para a atuação de todas as unidades estaduais do Sescoop, considerando o contexto atual e a visão de futuro do cooperativismo brasileiro, de modo a potencializar os resultados em benefício dos cooperados e seus familiares e empregados. “Nossa intenção é consolidar e evidenciar as ações realizadas pelo Sescoop, focadas nas cooperativas, de modo consistente e coerente com uma política nacional, de acordo com os pressupostos legais, regimentais e doutrinários. Para isso, foi necessário construir uma linha mestra que norteie a atuação das unidades estaduais, respeitando as particularidades regionais”, explica a gerente geral, Karla Oliveira.

Para ela, o modelo de atuação preconizado pela Diretriz considera o desenvolvimento das pessoas, por meio da redução das lacunas de competências necessárias ao desenvolvimento das cooperativas, conforme necessidades identificadas por meio dos diagnósticos. “Assim, nosso trabalho é um ciclo virtuoso que gera mais e mais valor. Esse processo trará soluções que fazem sentido para cada cooperativa e, assim, gerará impactos positivos nos resultados”, frisa Karla. Complementada por Élvio Silveira, coordenador de Formação Profissional e do Monitoramento do Sescoop/SC: “A Diretriz dá um norte, ao mesmo tempo que mantém a individualidade cada região, de cada Estado, aquilo que cada um já construiu, baseado nas suas realidades e necessidades. O fato de termos um pensamento sistêmico melhora a coleta de dados e nos permite mais segurança na hora de nos expormos aos órgãos consultores e fiscalizadores”.

A Diretriz de Atuação do Sescoop trabalha com base em quatro eixos de atuação:

– Identidade: ajuda as cooperativas a se adequarem à legislação cooperativista, a se manterem fiéis ao estatuto e a garantirem a integridade dos valores cooperativistas no dia a dia do negócio;
– Governança: oferece um modelo de governança e liderança estratégicas baseado nos princípios cooperativistas de tomada de decisão coletiva;
– Gestão: possibilita a implementação e o aperfeiçoamento de processos de gestão, com base em modelo de excelência;
– Desempenho: monitora o resultado da cooperativa para que seja possível adotar medidas para a melhoria do desempenho global do negócio.

Na opinião de Renato Nobile, há uma grande expectativa com relação aos desdobramentos da Diretriz. “Por isso, pedimos que todos se envolvam, afinal, o trabalho depende do empenho de todos, como Sistema. A dedicação de cada um de nós será essencial na hora de colocar tudo isso em prática. As pessoas são o início, o meio e o fim de todo o nosso processo”, ressalta Nobile.

Fonte: OCB, com adaptação Revista MundoCoop