Cooperativas do RS figuram entre as 50 maiores indústrias de arroz «Voltar

O arroz que chega às mesas da sociedade gaúcha possui participação das cooperativas gaúchas. É o que aponta o levantamento das 50 maiores indústrias de beneficiamento de arroz do Estado, divulgado pela Seção de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que relaciona dez cooperativas com atuação no Rio Grande do Sul, que juntas detém uma participação de 13,35% no mercado de beneficiamento.

A produção das cooperativas em sacos de 50 quilos chega a 15,58 milhões, com aproximadamente 779 mil toneladas, o que representa cerca de 16% do total das 50 maiores indústrias de beneficiamento de arroz no Rio Grande do Sul. Os números impulsionam a economia do Estado e reforçam a importância do arroz em 2017 para a agropecuária.

 

Cotrisel ocupa o 7º lugar no ranking

A Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel) aparece entre as dez maiores indústrias, ocupando a 7ª posição. A produção da Cooperativa de São Sepé, em sacos de 50 quilos, foi de 3,32 milhões. Já em toneladas, chegou a 166 mil, o que representa um percentual de participação no mercado de beneficiamento de 2,85% e 38,64% de percentual acumulado.

 

Sobre o ranking

No documento é possível comparar a posição das empresas, conferir o número de unidades ativas das empresas, a produção em sacos de 50 quilos, em toneladas, o percentual de participação no mercado de beneficiamento de cada empresa e o percentual acumulado.

Os números foram tabulados a partir de informações da taxa CDO recolhida no ano passado. As 50 maiores indústrias contabilizam 63 unidades ativas e respondem por 84,65% do mercado de beneficiamento do RS.

O ranking pode ser conferido no site do Irga (acesse aqui).

Fonte: SESCOOP/RS