Intercoop 2018 da OCB acontece em Brasília «Voltar

Brasília está vivendo desde ontem o Intercoop 2018. Um evento que dissemina as boas práticas de gestão e estimula a entrada de cooperativas em novos mercados. Estão inscritos 570 cooperativistas representando todos os Estados da Federação e os 13 ramos do cooperativismo, mas as ações específicas contemplam 4 setores que são: o agronegócio, a saúde, o crédito e também o transporte. A intenção do Intercoop é apresentar o cenário econômico nacional além de cases específicos que envolvem as cooperativas.

Ontem no primeiro dia o ex-presidente da Ocepar e um dos grandes expoentes do cooperativismo brasileiro, João Paulo Koslovski, falou sobre a jornada de autogestão e como elas são fundamentais.

Quem falou também de autogestão foi a gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Susan Vilela. Disse que o Sistema OCB está preocupado com o aprimoramento da gestão e no Intercoop de compartilhar as avaliações das cooperativas, indicadores para medir a competitividade da cooperativa com bases referenciais do setor e que só nesse evento de ontem esteve com 200 cooperativas convidadas. Citou que hoje no Brasil tem 1.500 cooperativas já dentro de um dos programas do autogestão.

Susan explicou que na prática ele aprimora todos os aspectos legais, a conformidade, mas também as práticas de gestão e também os resultados, empenho da cooperativa mesmo. Saber como está e para onde quer chegar. Esse é o grande desafio que é proporcionar as cooperativas melhores condições de navegar nesse cenário tão conturbado como o do Brasil.

Outro momento destaque foi de Juan Jensen, mestre e doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo, que fez um panorama do cenário político e econômico para os próximos anos, considerando as eleições deste ano, que precisamos escolher representantes que conheçam o mercado e não mais aventureiros políticos.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, está muito satisfeito com o envolvimento das cooperativas brasileiras. Para ele o sucesso da Organização passa pelo aperfeiçoamento dos gestores e pela aplicação de ferramentas que ajudem a melhorar a eficiência das cooperativas brasileiras.

Ficou definido no Intercoop que em 2019 a OCB e o Sescoop vão reeditar o Congresso Nacional das Cooperativas, ainda sem uma data oficial confirmada.

De SC estão inscritas 19 cooperativas, lideradas pelo presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin. Pela Fecoagro estão em Brasília Ivan Ramos diretor executivo e Simone Laskoski contadora.

A equipe de comunicação do rádio e TV da Fecoagro está presente em Brasília para produzir matérias para os programas de rádio e de televisão.

O Intercoop vai ser concluído hoje quarta-feira no final da tarde.

Fonte: Fecoagro