Cooperativas do Agreste auxiliam no Plano de Ações 2019 «Voltar

Umas das estratégias para se conquistar as metas é o planejamento. Com o intuito de manter a competitividade no mercado e estruturar os próximos passos do cooperativismo na região do Agreste Central pernambucano,  presidentes e dirigentes das cooperativas participaram do Seminário Regional de cooperativismo, que aconteceu na sede da Fecoerpe, na cidade de Caruaru. O evento, promovido pelo Sescoop/PE, levou ao público cooperativista um debate sobre o que é estratégia e como o Serviço de Capacitação Cooperativista pode auxiliar a região a conquistar metas. Além disso, o encontro teve como princípio propor uma pauta de eventos que serão colocadas em prática dentro do Plano de Trabalho para 2019.

O evento contou com o apoio da superintendente do Sistema OCB/PE, Cleonice Pedrosa, além do presidente da entidade, Malaquias Ancelmo de Oliveira. Para falar de estratégia e cativar o público a elaborar uma proposta de ações ao Sescoop/PE, foi convidado o consultor Everton Meira. Após uma apresentação sobre mecanismos de organização e cumprimento de metas, ele dividiu o público cooperativista em grupos.

 A cada grupo foi dada uma missão estipulada dentro da matriz estratégica do cooperativismo, que foi interpretada  pelo palestrante como um desafio. O exercício ali era propor uma ação ao Sescoop/PE, ligada ao desafio de cada grupo. O público foi dividido em cinco desafios: Qualificar a mão de obra cooperativista, Fortalecer a cultura da cooperação, Fortalecer a imagem do Sistema, Estimular a intercooperação e Fortalecer a representatividade do cooperativismo.

Entre as pautas sugeridas pelo grupo, estavam atuações em consultoria para cada ramo do cooperativismo, encontros semestrais de conselheiros e a fortificação do curso de sobre cooperativas para pessoas que já fazem parte do modelo de mercado. As propostas de ações foram bem aceitas pelo presidente do Sistema OCB/PE. Para ele, o mundo é movido primeiramente pelo modo de organização humana, que bota em prática os bons pensamentos construídos dentro da sociedade. E o cooperativismo é assim. “As pessoas são movidas por ideias. A ideologia cooperativista foi formada quando pessoas com o mesmo propósito de crescimento se juntaram para pensar em estratégias de melhoria. É o que estamos fazendo aqui. Juntos com o cooperativismo do Agreste, queremos crescer. Sempre unindo boas práticas de gestão e governança”, comentou Malaquias Ancelmo de Oliveira.

Uma das participantes do evento foi a presidente da Cooperativa Agrícola de Sapucarana (Coopasa), Maria Rizonete. De acordo com ela, esse tipo de evento só fortifica e aprimora o cooperativismo. “É muito bom juntar as pessoas para falar de ações que só vão nos ajudar a crescer. O cooperativismo realmente é algo diferenciado. Ele se preocupa em ouvir as pessoas e saber delas o que se pode fazer para seguir no bom caminho”, comemorou a presidente da cooperativa, localizada na cidade de Bezerros.

O evento foi encerrado pela superintendente do Sistema OCB/PE, que renovou o convite ao público da participação no Encontro Estadual das Cooperativas, no final de novembro, programado para acontecer no Recife. Lá, todas as propostas sugeridas pelo público cooperativista serão divulgadas, juntamente com o balanço de ações executadas durante 2018.

Fonte: OCB/PE