Sistema Ocemg realiza 1º curso reconhecido pelo CRC-MG «Voltar

Certificado recentemente como capacitador dos profissionais de Contabilidade, o Sistema Ocemg realizou, nos dias 28 e 29 de agosto, em Belo Horizonte, o curso Elaboração das Demonstrações Contábeis para Cooperativas. O treinamento atende a norma NBC PG 12 (R3), que este ano passou a exigir o cumprimento de uma carga horária mínima anual em programas de educação para a renovação do registro profissional.

Cerca de 40 contadores de cooperativas de diferentes ramos se atualizaram sobre normas referentes ao dia a dia do negócio, no primeiro curso do Sescoop-MG reconhecido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MG). A capacitação oferece 16 dos 40 pontos exigidos anualmente pelo CRC-MG. 

De acordo com instrutor do curso Mateus Rocha Menezes, que atua também como conselheiro fiscal do Sicoob Nossacoop, o Sistema Ocemg inicia a aplicação de cursos da área já com o know-how de capacitação do Sescoop-MG.
"O Sistema Ocemg, com toda a sua expertise em educação continuada, disponibilizará treinamentos até o final deste ano, somando mais que os 40 pontos exigidos", frisou Menezes. 

Aline Domingos, contadora do Sicoob Central Crediminas, acredita que a atualização proposta pelos cursos é muito relevante para o profissional. "Por mais que acreditemos que conhecemos a norma, às vezes, passamos batido por algum aspecto dela. Então, é bom estarmos sempre atentos à norma para a elaboração das demonstrações", comentou.

Estão programados outros três treinamentos ainda em 2018, dois em setembro e um em outubro, com datas a serem confirmadas. A organização está buscando ainda que o Encontro dos Profissionais de Contabilidade das Cooperativas Mineiras também seja pontuado. 

Para a gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, essa é uma grande oportunidade de se atuar diretamente com os profissionais da área, levando atualizações legais, normativas e práticas significativas para o exercício profissional e, ao mesmo tempo, propiciando segurança nas informações correlatas para as cooperativas e seus gestores. "Embora a pontuação seja um atrativo para os contadores, esperamos que o programa, de fato, cumpra com seu objetivo maior que é o de gerar profissionalização e eficácia da prática contábil nas cooperativas mineiras", observou.

Fonte: Ocemg