Simulador mostra vantagens da energia solar «Voltar

Durante a Intersolar, maior evento de energia solar da América Latina, ocorrido em São Paulo, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em parceria com o Grupo de Pesquisa Estratégica Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (Grupo Fotovoltaica -UFSC) , apresentou o simulador de consumo de energia para as cooperativas, durante o painel  “A cooperativa solar e o projeto solar comunitário no Brasil”.

Com o objetivo de incentivar as cooperativas a gerarem a própria energia de forma sustentável, o simulador, inédito no Brasil, faz as contas online, mostra o desempenho econômico da cooperativa, fornece informações importantes sobre o tamanho da usina, a demanda real, além de dados como área, equipamentos e, o mais importante, o retorno de capital.

“Essas informações são vitais para dar o direcionamento econômico aos interessados. Com ele, é possível informar a quantidade necessária de energia solar para compensar o abastecimento por energia elétrica e saber quanto o futuro cooperado vai poupar de energia e qual o valor do investimento”, diz Marco Morato, analista técnico e econômico da OCB.

Inicialmente o simulador foi desenvolvido para atender às demandas individuais de pessoas físicas e jurídicas interessadas em obter energia por meio de fontes renováveis. “Como os resultados foram positivos, optamos por oferecê-lo às cooperativas”, continua Morato.

Por meio dessa iniciativa, a OCB incentiva a geração de energia renovável e contribui para que a energia fotovoltaica conectada à rede se torne mais conhecida e utilizada tanto no Brasil quanto na América Latina. “Esse projeto reforça nossa preocupação com os recursos renováveis”, afirma Morato.

Das 110 cooperativas que adotaram a geração distribuída, mais de 90% utilizam sistemas fotovoltaicos, contudo, a OCB percebe que há uma tendência por novas fontes de geração, considerando o melhor aproveitamento regional.

Já existem cases de boas práticas no Brasil. Uma delas é o Guia de Constituição de Cooperativas de Geração Distribuída Fotovoltaica, desenvolvido pela OCB, em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e DGRV, Confederação Alemã de Cooperativas. O material, disponível em formato impresso e digital, explica o que é uma cooperativa de geração distribuída, como montar sua estrutura e formalizá-la, os cuidados na preparação dos estudos de viabilidade e diferentes modelos de negócio, entre outros temas.

O simulador vai ser instalado no site do Programa América do Sol, uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina (IDEAL), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, que tem por objetivo transformar a América Latina no continente da energia solar.

O simulador solar, lançado em 2013, é uma ferramenta online inovadora, que permite a qualquer consumidor calcular um sistema fotovoltaico conectado à rede para atender a demanda energética de sua edificação, além do acesso a um cadastro online das empresas que atuam no mercado brasileiro, que já reúne mais de 900 cadastros.

O movimento cooperativista no País é representado oficialmente pelo Sistema OCB, com suas três entidades: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

O Sistema conta com uma unidade nacional e 27 estaduais – localizadas nas capitais de cada Estado e, também, no Distrito Federal. Seu papel é trabalhar pelo fortalecimento do cooperativismo no Brasil. A soma de todas essas forças tem um importante objetivo comum: potencializar a presença do setor na economia e na sociedade brasileira.

Fonte: Sistema OCB