Agro em Questão debaterá cooperação internacional e desenvolvimento rural sustentável «Voltar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverá mais um seminário Agro em Questão na próxima quarta-feira (12), na sede da entidade, em Brasília. Os temas dessa edição serão cooperação internacional e desenvolvimento rural sustentável.

Segundo o assessor técnico da Superintendência de Relações Internacionais da CNA, Thiago Masson, o evento pretende aproximar o Sistema CNA/Senar/ICNA de organizações e fundos internacionais que investem recursos financeiros em projetos de promoção social e desenvolvimento sustentável no setor agropecuário.

“A intenção é demonstrar a potenciais parceiros a experiência institucional e a capacidade gerencial do Sistema CNA na execução de projetos para  a melhoria das condições socioeconômicas do meio rural tanto no Brasil quanto no exterior”, disse Masson.

O evento reunirá autoridades, especialistas e representantes de entidades como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas para debater o tema.

Programação - O presidente da CNA, João Martins, fará a abertura do evento e o lançamento oficial do portfólio de cooperação internacional do Sistema. A cerimônia também contará com a participação do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.

A programação será dividida em três painéis: “Fundos internacionais, setor público e produtores rurais: parcerias para o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Brasil”; “Os desafios das mudanças climáticas para a produção de alimentos: a cooperação entre agricultores brasileiros e organizações internacionais” e “Preservação ambiental e competividade agropecuária: parcerias entre produtores rurais e a sociedade civil organizada”.

A gerente de Agricultura do The Nature Conservancy, Giovana Baggio, será uma das participantes do último painel. Ela falará sobre o tema “Cooperação entre diversos atores para a Sustentabilidade Rural”. 

Na opinião de Giovana, nenhum resultado de impacto será atingido no campo se os diversos elos do setor rural como produtores, universidades, poder público, empresas, terceiro setor, entidades financeiras e comunidades locais não forem incluídos no debate.

“O alcance dos resultados mais profundos, que visam unir a produção de alimentos, fibras e combustíveis com a conservação de recursos naturais, depende de amplo diálogo, ampla participação da sociedade e o entendimento claro das necessidades e dos pontos de vista de cada elo”, afirmou. 

Assessoria de Comunicação CNA