Começa amanhã a 11ª edição da INTERCONF em Goiânia (GO) «Voltar

Nos dias 11 e 12 de setembro, a cidade de Goiânia (GO) recebe a 11ª edição da INTERCONF - Conferência Internacional de Pecuaristas, evento que reúne anualmente os diversos integrantes da pecuária de corte para apresentar ideias, fomentar a discussão e contribuir para uma pecuária mais moderna e produtiva. O evento será realizado em um novo local: o Centro Convenções Goiânia (CCGO).

O evento é um dos principais encontros do setor pecuário para analisar cenários e apresentar tendências para que os pecuaristas possam fazer seus planejamentos estratégicos.

Neste ano, a INTERCONF, que é promovida pela ASSOCON – Associação Nacional da Pecuária Intensiva, será dividida em três painéis temáticos: Painel Mercado e Política, Painel Regulatório – Desafios e Oportunidades e o Painel Técnico e Experiências. 

“A edição deste ano busca levar informações que auxiliem na tomada de decisão do pecuarista, que passa a ter mais consciência do cenário econômico do Brasil, além de deter dados que auxiliem no aumento da produtividade de lucratividade nas propriedades”, destaca o presidente da Assocon, Alberto Pessina. 

Painel Mercado e Política

O primeiro painel do vento pretende trazer aos participantes informações de mercado que auxiliem os pecuaristas na tomada de decisão. A atual conjuntura macroeconômica brasileira será o tema da palestra que abre o painel. Ministrada pela economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, a palestra traçará o atual cenário econômico do país e um panorama do Brasil, destacando o que esperar a partir de 2019, considerando o ambiente político.

O painel ainda conta com um debate sobre as eleições deste ano, focado na economia e no agronegócio, com a participação de importantes players do setor no Brasil como ASSOCON, SRB - Sociedade Rural Brasileira, CNA – Confederação Nacional da Agricultura e outras entidades.

Para fechar o painel da manhã do primeiro dia, outras duas palestras serão apresentadas ao público. O responsável pelo mercado futuro de commodities na Radar Investimentos, Leandro Bovo falará sobre o mercado pecuário em 2019, apresentando dicas de como se planejar para o próximo ano. O mercado das commodities agrícolas será tema da palestra do responsável pela área de farelos da Cargill, Rafael Marsola, que apresentará um possível cenário dos grãos em 2019.

Painel Regulatório – Desafios e Mercados

O painel da tarde do segundo dia da INTERCONF será destinado a debater uma tendência cada vez mais forte na pecuária, o bem-estar animal. Além das palestras, o evento ainda será palco do lançamento do Manual “Boas Práticas de Manejo – Confinamento”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (GRUPO ETCO), da UNESP de Jaboticabal (SP), com o patrocínio da JBS.

O painel conta com três palestras dos autores do manual e membros do grupo ETCO, que tratarão de questões que envolvem o comportamento e o bem-estar animal.

O Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia da UNESP de Jaboticabal, Mateus Paranhos da Costa ministrará a palestra “Bem-estar animal e sustentabilidade. Desafios e oportunidades para o pecuarista”. Em seguida a médica-veterinária e integrante do ETCO, Janaína da Silva Braga falará sobre “Monitoramento do bem-estar animal em confinamento: cada animal importa”. Fechando as palestras do painel o tema “Porque se preocupar com o bem-estar de bovinos em confinamento é um bom negócio” será abordado pela zootecnista e também integrante do grupo ETCO, Fernanda Macitelli, que será seguido pelo debate “Como está a produção brasileira de carne bovina frente ao tema bem-estar animal”.

O painel contará ainda com a palestra “A importância do cooperativismo para a economia”, que será ministrada por Luciano Marques de Lemos, Gerente Regional de Desenvolvimento do Sicredi Cerrado – GO.

A conclusão desse bloco será com o debate “Como as entidades privadas estão agindo em prol do produtor rural”.

Painel Técnico e Experiências

O segundo dia da INTERCONF será dedicado exclusivamente para a apresentação de inovações tecnológicas e a troca de experiências, através de estudos de caso concretos e inspiradores. Jesus Vizcarra Calderon, presidente do grupo mexicano Sukarne, apresentará a história, desenvolvimento e os desafios na produção de carne pela sua empresa. A Sukarne tem 47 anos de história, processou em 2016 1,5 milhão de animais em suas unidades (confinamentos e indústrias) e detém 70% das exportações mexicanas.

O pesquisador da Embrapa, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira tratará das tecnologias de monitoramento animal na pecuária de corte. Ainda no painel Técnico e Experiências, o professor e pesquisador na UFPR, Patrick Schmidt ministrará palestra “Produção de bovinos baseada em forragens conservadas”, na qual apresentará uma alternativa aos produtores de gado em sistemas intensivos, de como engordar seus animais.

As tecnologias e inovações em nutrição de bovinos de corte confinados serão destaque da palestra do gerente na categoria confinamento na DSM Produtos Nutricionais, Marcos Sampaio Baruselli. A palestra será seguida pela apresentação do pecuarista e proprietário da Fazenda Real, em Jataí (GO), Rodrigo Carvalho Naves.

A seleção genética para a maior eficiência no cruzamento industrial será tema da palestra do gerente de produtos na ABS, Marcelo Selistre. O pecuarista de Tocantins Marco Aurélio Sampaio trará sua experiência como criador de bezerros, apresentando os principais desafios dessa atividade, em sua palestra “Obtenção de bons resultados na cria”.

O consultor em administração, liderança, marketing, mentoring, superação e vendas, José Luiz Tejon Megido falará sobre o uso de tecnologias na pecuária de corte e no agronegócio, destacando o passado, presente e os desafios do futuro.

O diretor técnico da cooperativa Maria Macia, Paulo Emílio Phomann fechará as discussões da INTERCONF 2018 trazendo uma sugestão de como os produtores podem se unir para atingirem resultados melhores. A Maria Macia tem a experiência de relacionamento direto com o mercado consumidor, que foi construído ao longo de vários anos.

Além das palestras, a INTERCONF conta com uma feira de negócios, que nesta edição terá a participação das empresas Minerva Foods, DSM – Tortuga, ABS, Allflex, Bayer, Brutale, Casale, Estância Bahia, J.A Saúde Animal, Ourofino, Oxen Currais, Frigol, GEM Alimentos, Liberali, Sarfos e Sicredi. 

SERVIÇO
Interconf - Conferência Internacional de Pecuaristas 2018
Data: 11 e 12 de setembro
Local: Centro de Convenções de Goiânia (CCG, Rua 4, 1.400, Setor Central, Goiânia – GO)
Mais informações: www.interconf.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação