3° Encontro de mineração do Tocantins discute potencial mineral do Estado «Voltar

Mineradores, investidores, profissionais ligados ao setor, pesquisadores, estudantes e demais interessados participaram nesta terça, 11 de setembro, em Palmas, do 3º Encontro de Mineração do Tocantins, realizado pelo Governo do Estado do Tocantins, com a parceria do Sistema OCB/TO e CPRM – Serviço Geológico do Brasil.

Com o tema “Potencial e Perspectivas”, o objetivo do encontro foi apresentar os projetos já realizados pela CPRM (Serviço Geológico do Brasil) no estado, e principalmente unir esforços por meio de um convênio a ser firmado entre o Governo Estadual e Serviço Geológico do Brasil, visando superar a carência de informações geológicas, geofísica e do potencial mineral do nosso território, fortalecendo assim a mineração tocantinense por meio da atração de investimento no setor.

O diretor de Mineração e Geologia da Seden, Gleberson Vargas França, ressaltou a importância do Encontro de Mineração do Tocantins, uma vez que as informações geológicas constituem um atrativo para o setor e fomento da atividade mineral e desenvolvimento da indústria da transformação. “É importante ressaltar o conhecimento do potencial mineração como empoderador social e usar desse conhecimento gerando o desenvolvimento regional e criar novas oportunidades de negócios. O Estado como agente público e influenciador deve proclamar as riquezas que podem ser geradas por meio da mineração”.

De acordo com o secretario da Seden, Dearley Kühn, a intenção é realizar um convênio com CPRM, para a elaboração do mapeamento geológico e mineral oficial do Estado, contendo todas as informações de onde estão localizados os minerais e a quantidade disponível. “A partir dessas informações que serão disponibilizadas ao público em geral, com intenção de atrair novos investimentos na área mineral, trarão grandes benefícios para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins, com a geração de mais emprego e renda para a população”.

Já para o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, a  ideia do encontro é mostrar que quando se trata a mineração com interesse e vontade, isso se reverte em grandes benefícios sociais financeiros para os Estados.

Representando as cooperativa do ramo mineral, estiveram presentes os presidentes da Coopergemas (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Monte Santo) e Coopersanto (Cooperativa dos Garimpeiros de Monte Santo), João Ribeiro Lopes e Juliana Aparecida Soares Martins, respectivamente.

Fonte: OCB/TO