Sistema Ocesp participa do lançamento do 2º ciclo do Programa Qualifica «Voltar

Juntas, as 345 Unimeds compõem o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, graças à constante preocupação com a eficiência da gestão, sempre focada em seus mais de 114 mil cooperados e nos 18 milhões de beneficiários. E para mostrar que a busca da excelência faz parte do DNA cooperativista, a Unimed do Brasil, a Faculdade Unimed e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lançaram o segundo ciclo do programa Qualifica. O evento ocorreu na Casa do Cooperativismo Brasileiro, em Brasília, nesta terça-feira (11/9), e contou com a presença de representantes das cooperativas-foco do segundo ciclo do programa e, também, das organizações estaduais do Sistema OCB, do qual o Sescoop faz parte. Representando São Paulo, participaram o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande; e a coordenadora do ramo Saúde no Sescoop/SP, Lajyarea Duarte.

O objetivo do programa Qualifica é padronizar os procedimentos operacionais, visando a sustentabilidade da marca, a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos beneficiários e a redução dos custos assistenciais das cooperativas. Para isso, a metodologia inclui capacitar colaboradores em boas práticas de gestão, de liderança e de melhorias dos processos, visando às certificações ISO 9001:2015, RN nº 277 e Organização Nacional de Acreditação (ONA) - níveis I, II e III.
O Qualifica é um projeto alinhado ao Mapa Estratégico da Unimed do Brasil e contempla o Programa de Gestão Integrada da Qualidade para Operadoras de Planos de Saúde Unimed e para Recursos Próprios Hospitalares. O segundo ciclo envolve a participação de 38 Unimeds. O investimento é de cerca de R$ 7 milhões e a programação tem duração de 18 meses.

1º CICLO

O primeiro ciclo do programa Qualifica ocorreu entre os anos de 2015 e 2017. Seus resultados foram o foco da apresentação do vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto. Ele fez questão de destacar a necessidade de se investir em formação profissional para que, dessa forma, seja possível competir no mercado, prestando um serviço cada vez melhor tanto ao cooperado quanto ao beneficiário.

Dentre os números avaliados como positivos e apresentados pelo executivo, estão os seguintes:

- 80 Unimeds participaram;
- 29 obtiveram a certificação ISO 9001:2015;
- 19 foram acreditadas pela Resolução Normativa nº 277, da Agência Nacional de Saúde Suplementar;
- 43% das participantes registraram melhora na situação financeira;
- 89% melhoraram sua participação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), sendo que 48% mudaram de faixa;
- 83% melhoraram sua classificação no Selo Unimed de Governança.
 

“O que nós podemos afirmar, após verificar números como esses é que o programa Qualifica preparou as cooperativas para alcançarem esses resultados. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, avalia o vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto.

ABERTURA

Durante a abertura, os representantes da Unimed do Brasil, da Faculdade Unimed e do Sescoop destacaram a importância da parceria em mais uma ação, cuja base se encontra na busca da excelência pela gestão.

LAÇOS

“Estamos muito satisfeitos com a parceria que temos com a Unimed do Brasil e a Faculdade Unimed. Sem dúvida alguma, o segundo ciclo do programa Qualifica terá resultados tão positivos quanto o primeiro. Para nós, é sempre um prazer estreitar os laços por meio de uma atuação que envolve as cooperativas interessadas em melhorar sua gestão, um dos focos do Sescoop”. Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB.

EMPENHO

“Nós temos um trabalho muito intenso para melhorar a qualidade de vida dos nossos cooperados e, ainda, visando o crescimento das cooperativas brasileiras. Por isso, muito do que fazemos prevê a correção das distorções do mercado, mas boa parte desse dever de casa passa pelo aperfeiçoamento da gestão das cooperativas e isso vocês estão fazendo muito bem. Esse programa vai auxiliar bastante, com certeza”. Edvaldo Del Grande, presidente do Sistema Ocesp e diretor da OCB.

ACOLHIMENTO

O lançamento do segundo ciclo do programa Qualifica contou ainda com a participação do diretor de Educação Corporativa e Acadêmica da Faculdade Unimed, Ary Célio de Oliveira, que fez questão de agradecer ao Sistema OCB pela parceria e pelo acolhimento de todas as necessidades e projetos do Sistema Unimed.

O superintendente da Unimed do Brasil, Rodolfo Maritano, também prestigiou o evento. Segundo ele, o trabalho do Sescoop confere robustez ao cooperativismo de saúde, contribuindo muito com a melhoria do adequado tratamento tanto ao beneficiário quanto ao cooperado.

Fonte: Ocesp