Formacoop promove a formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas «Voltar

Para contribuir para a profissionalização da gestão das cooperativas e para a formação de seus associados, o Sistema Ocemg realiza, desde 2000, o Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas - Formacoop. A iniciativa visa proporcionar, aos participantes, novos conhecimentos, crescimento pessoal e profissional; propiciar a troca de experiências e o intercâmbio entre os dirigentes; auxiliar na redescoberta de potencialidade e incentivar a criatividade; ampliar a visão administrativa e empresarial e gerar entusiasmo na busca do êxito profissional e qualidade de vida.
 
O Formacoop é adequado a todas as cooperativas, independentemente do seu porte, ramo ou segmento de atuação. Realizado com uma carga horária de 160 horas, o curso é dividido em 10 módulos que propõem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes gerenciais - o oitavo módulo foi realizado na Casa Cooperativismo Mineiro na última quinta, 20 de setembro, reunindo representantes de cooperativas mineiras.
 
Ao longo de 17 anos, o Formacoop promoveu a formação de 2.041 pessoas, em 28 turmas na capital mineira e 45 no interior do Estado, atendendo às cidades de Araguari, Araxá, Carlos Chagas, Cláudio, Divinópolis, Governador Valadares, Guaxupé, João Monlevade, Lajinha, Manhuaçu, Montes Claros, Ouro Preto, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Piumhí, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Timóteo, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Varginha.
 
Andrea Sayar, gerente de Capacitação, aponta que a iniciativa tem se firmado como uma das mais relevantes do Sistema Ocemg no tocante ao desenvolvimento de competências de gestão das cooperativas. "Para que os dirigentes, gerentes e empregados, que exercem funções de coordenação, supervisão ou afins possam atuar de forma eficaz no processo de gestão na cooperativa", ressalta.
 
Sayar explica que, nos últimos três anos, o programa passou por duas reformulações tanto na sua estrutura programática quanto metodológica, para gerar uma visão sistêmica da gestão das cooperativas de forma contextualizada em relação a esse ambiente. "A proposta é vincular, sempre que possível, os conteúdos desenvolvidos com os critérios estabelecidos pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC. Como resultado, percebemos que o Formacoop tem sido essencial para a profissionalização da gestão das cooperativas e de forma muito convergente com a orientação estratégica proposta pelo Sistema Ocemg".
 
Em 2018, o programa conta com turmas em Patos de Minas, Belo Horizonte e Varginha. Nesta edição, os temas são: Bases Doutrinárias do Cooperativismo e a Natureza Empresarial da Cooperativa; Bases Legais do Cooperativismo; Gestão Mercadológica; Gestão de Pessoas: Desenvolvendo cooperados empregados; Gestão Financeira; Estratégias e Planos Rumo à Excelência; Mapeamento e Modelagem de Processos; O Desafio da Liderança e Negociação; Governança e o Papel Estratégico das Lideranças e Gestão de Resultados por Indicadores.
 
Hoberg Leocádio, consultor organizacional e instrutor do Formacoop desde a primeira edição, destaca o retorno positivo que têm recebido dos participantes do programa. "Percebemos que a necessidade é crescente, pois assim como há cooperativas que estão avançadas na aplicação de metodologias de gestão, há outras que estão em estágio inicial".
 
"Para mim o Formacoop é a porta de entrada que o Sistema Ocemg disponibiliza para as cooperativas atualizarem seus conhecimentos", afirma Ricardo Santos, presidente da Cooperativa dos Empreendedores. Participante assíduo das atividades promovidas pelo Sistema Ocemg, Santos quer vivenciar todas as potencialidades do programa para estimular os seus associados a participar. "Resolvi fazer o curso, entender como funciona, aprender um pouco mais para conseguir replicar de forma eficiente dentro da cooperativa e motivar os cooperados a virem participar".

 Fonte: Ocemg