Ramo Transporte desembarca nos EUA «Voltar

Representantes das cooperativas aqui do Brasil iniciaram nesta segunda-feira (24/9), em Winsconsin, nos Estados Unidos, a programação da Missão de estudos do Ramo Transporte nos EUA, organizada pelo Sistema OCB. A ideia de visitar a maior economia do mundo, onde empresas e cooperativas têm assumido a dianteira da melhoria em processos e produtos, é estimular a inovação no cooperativismo. Por isso, hoje e amanhã, os brasileiros participam de um curso de formação de dirigentes na Universidade de Wisconsin, focado em novas técnicas de gestão.

A Universidade de Wisconsin (UW) é uma instituição de pesquisa. Fundada em 1848, foi a primeira universidade pública criada na região e está organizada em 20 escolas e faculdades, que contam com 29,3 mil alunos de graduação, 9,5 mil de pós-graduação e 2,4 mil estudantes profissionais, além de empregar cerca de 21 mil professores e funcionários. O seu programa acadêmico abrange 136 cursos de graduação, juntamente com 148 programas de mestrado e 120 programas de doutorado.

No campo do cooperativismo, por meio do Centro de Cooperativismo da Universidade de Wisconsin, a UW é considerada uma referência internacional. Ao lado da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, e da Universidade de Bolonha, na Itália, a instituição figura entre as três principais linhas de pesquisa em cooperativismo no mundo.

A partir de quarta-feira, a Missão de estudos do Ramo Transporte desembarca no Vale do Silício, onde participa de uma palestra com o professor da The New School, de Nova Iorque, considerada uma das melhores universidades privadas dos Estados Unidos, sendo referência em inovação.

Trebor foi um dos fundadores do movimento “Cooperativismo de Plataforma”, iniciativa que começou em 2015 a estimular o cooperativismo como forma alternativa à “uberização” das profissões. O movimento tem crescido rapidamente, com presença em 47 países atualmente. O acadêmico também dirige uma incubadora de cooperativas de plataforma que busca capacitar trabalhadores cooperados para a comercialização de seus serviços por plataformas digitais.

Trata-se de uma das referências internacionais na temática do cooperativismo de plataforma. O Professor Trebor estará em São Francisco especialmente para se encontrar com nossa delegação. Ele fará uma palestra sobre o movimento cooperativismo de plataforma e os desafios modernos das cooperativas de serviços e trabalhadores.

A passagem dos brasileiros pelos Estados Unidos inclui, ainda, visitas e reuniões, conforme programa a seguir:

 

Plug and Play: Uma das maiores incubadoras e aceleradoras de empresas do mundo, a P&P já apoiou centenas de empresas de sucesso. Sua atuação está estruturada em três segmentos: aceleração de startups, inovação corporativa e capitais de risco. Também atua como ponte entre organizações e startups de base tecnológica em diversos setores, incluindo mobilidade. A área de mobilidade da empresa desenvolve programas nos campos de transporte autônomo, conectividade, economia compartilhada, sistemas elétricos, indústria 4.0, cidades inteligentes e softwares.

A empresa possui um programa de filiação que possibilita que organizações se associem para interagir com startups inovadoras de setores variados. Em 2017, a empresa geriu mais de 400 novas empresas e captou US$ 7 bilhões para investimentos. A Plug and Play também possui mais de 200 outras empresas parceiras em investimentos conjuntos. Existem diferentes níveis de associação que permitem acesso diferenciados aos programas oferecidos pela aceleradora.

 

Zendrive: A Zendrive é uma startup que desenvolveu uma solução para monitoramento de condições de veículos e de comportamento dos motoristas, por meio de uma tecnologia que utiliza apenas smartphones. Utilizando um de um banco de dados com armazenamento de diversos cenários e casos, a empresa consegue detectar facilmente padrões de comportamento com alta precisão.

 

PINC Solutions: A empresa é fornecedora número 1 em gerenciamento avançado de pátios, logística de veículos e soluções de robótica. Fornece softwarehardware e serviços que permitem às empresas transportar mercadorias através da cadeia de fornecimento de forma mais rápida, rentável, consistente e mais eficiente. Além disso, a empresa está desenvolvendo soluções baseadas em drones para a gestão de estoques internos.

 

Federação de Cooperativas da Califórnia: O Ramo Transporte nos Estados Unidos é contemplado como parte do ramo de serviços. Assim, a Federação das Cooperativas de Trabalhadores dos Estados Unidos (USFWC) é a organização nacional de representação do cooperativismo de trabalho. Representa aproximadamente 200 membros que congregam 6.000 trabalhadores em todo o país.

A USFWC foi fundada em 2004, quando um núcleo de trabalhadores cooperados se reuniu com dirigentes cooperativistas, acadêmicos, organizadores comunitários e apoiadores do setor para fortalecer as cooperativas de trabalhadores por meio de uma organização setorial nacional específica.

 

Velodyne LiDAR: A empresa projeta sistemas de automação de veículos, sendo responsável por desenvolver o programa de LiDAR – tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância ou outra informação sobre objetos fixos ou móveis em tempo real. Trata-se de uma tecnologia de sensores de grande eficiência para o desenvolvimento de softwares de prevenção de acidentes e condução autônoma.

 

Centro de Inovação da Ford: Subsidiária da montadora norte-americana Ford, focada apenas em carros elétricos, modelos autônomos e Internet das Coisas no Vale do Silício. A companhia pesquisa soluções para integração dos smartphones com os carros e também para o desenvolvimento de um trânsito mais sustentável, incluindo veículos autônomos.

 

COOPERATIVISMO NOS EUA

O cooperativismo nos Estados Unidos é forte e crescente. Durante sua missão de estudos, você perceberá que as cooperativas atuam em diversos ramos da economia. Não há, no entanto, uma confederação ou instituição que represente todo o movimento no país. O que existe são cinco grandes federações que representam cooperativas de acordo com seus ramos.

National Cooperative Business Association (NCBA) - Associação Nacional de Negócios Cooperativos - representa as chamadas cooperativas urbanas, ligadas, principalmente ao setor de serviços. A NCBA foi criada em 1916, como Liga de Cooperativas da América e, mais tarde, Liga das Cooperativas dos Estados Unidos da América (CLUSA). Foi a primeira organização de cooperativas dos Estados Unidos e atualmente representa mais de 29 mil cooperativas do país. Por meio do trabalho de lobby da NCBA, na década de 1970, foi criado pelo Congresso Americano o Banco Nacional Cooperativo, que tem como missão fomentar o desenvolvimento das cooperativas no país.

Hoje a instituição financeira possui 1800 cooperativas associadas e mais de 1 bilhão de dólares em ativos. Ainda, a NCBA oferece cursos presenciais e à distância para seus membros, além de contar com uma forte atuação no Congresso americano.

National Council of Famers Cooperatives (NCFC) - Conselho Nacional das Cooperativas Agropecuárias - foi criada em 1923 e representa as cooperativas agropecuárias dos Estados Unidos. A entidade agrega 3 mil cooperativas, que contam com 2 milhões de cooperados e geram 250 mil empregos diretos, movimentando US$ 8 bilhões anualmente. Compõem também os membros da NCFC, 26 estados e conselhos regionais de cooperativas.

Por sua vez, a Credit Union National Association - Associação Nacional das Cooperativas de Crédito (CUNA), representa o cooperativismo de crédito no país. Já a National Regional Electric Cooperative Association - Associação Nacional das Cooperativas Regionais de Eletrificação (NRECA), representa o setor de energia. E por fim, a Federation of Worker Cooperatives - Federação de Cooperativas de Trabalho (FWC), compreende o cooperativismo de trabalho, transporte, educação, turismo e outros serviços.

Os integrantes da Missão de estudos do Ramo Transporte chegam ao Brasil no dia 1º de outubro.

Fonte: OCB