Pronatec forma produtores rurais na área de fruticultura no município de Maracajá «Voltar

Com o objetivo de proporcionar oportunidades de estudo para os trabalhadores do campo, recentemente o Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec) formou produtores rurais, de Maracajá, no Sul do Estado, no curso de Fruticultor. A iniciativa foi demandada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e ofertado pelo Sistema formado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) com parceria do Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Social do município e do Sindicato Rural de Araranguá.

Os alunos participaram de solenidade de entrega de certificados. Em 200 horas/aula, os participantes receberam conhecimentos sobre produção de mudas, tipos de solos, nutrição vegetal, irrigação e colheita, entre outros. As aulas foram ministradas pelo prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC e engenheiro agrônomo Arisson Generoso.

A coordenadora do Pronatec no Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, explicou que os participantes conheceram aspectos relativos à produção de mudas, solos e nutrição vegetal. “Durante as aulas eles aprenderam a selecionar e demarcar área para plantio, implantar pomares, realizar tratos culturais e manejo, além de executar atividades relacionadas à irrigação e colheita, sempre atendendo a legislação vigente”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salientou que o Pronatec atende uma demanda de formação rural para as propriedades, contribuindo para a profissionalização, integração social, melhoria da qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania. “Os cursos levam conhecimento ao produtor rural, o que contribui para a mobilidade social e agregação da renda. Essa é a nossa missão”, complementou.

Fonte: MB Comunicação