Mais de 2 mil mulheres participam de projeto para conscientização sobre o câncer de mama «Voltar

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que até o final deste ano sejam registrados mais de mil casos de câncer de mama em mulheres capixabas. Visando à conscientização e ao diagnóstico precoce de casos como esses, o Sicoob ES promove o Projeto Prevenir Mulher, beneficiando mais de 2 mil mulheres com a ação.

 

A ação é dividida em três etapas: A primeira consiste na realização de palestras para a desmitificação da doença. No encontro, algumas participantes são encaminhadas para exames clínicos, seguindo alguns critérios como, faixa etária de risco e histórico familiar. Depois, são feitos os exames de mamografia nas clínicas e hospitais parceiros. E por fim, os resultados são entregues. Caso seja diagnosticado algum tipo de câncer, as pacientes serão encaminhadas para o tratamento por meio do Sistema do SUS.

 

Conscientização

Bento Venturim, presidente do Sicoob ES, afirma que a conscientização aumenta as chances de sucesso durante o tratamento, pois proporciona o diagnóstico inicial da doença. “A oportunidade de prevenção é de extrema importância para a descoberta do câncer, mas não de fácil acesso financeiro para todas as mulheres”, afirma.

O projeto será realizado em todo o mês de outubro, conhecido como mês da prevenção do câncer de mama por causa da campanha Outubro Rosa.

 

  • Confira os municípios onde a ação será promovida:

Vila Velha, São Roque do Canaã, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Baixo Guandu, Itarana, Itaguaçu, Caramuru, Santa Maria de Jetibá, Muniz Freire, Iúna, Piaçu, Ibatiba, Afonso Cláudio, Irupi, Ibitirama e Cachoeiro de Itapemirim.

 

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 265 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicoob ES